Major Ular sepultado nos "Jardins dos Heróis", Metinaro
>> 20100109
Dili: Major Ular sepultado nos "Jardins dos Heróis", Metinaro
Dili - (08/01/2010) Virgílio dos Anjos, conhecido por Ular Rihik, nome adquirido na era da luta armada pela auto-determinção de Timor Leste, actualmente, com divisa de Major nas F-FDTL, morreu esta quarta-feira 6 de Janeiro de 2010 em sua casa em Dili por razões por conhecer (morte súbita na casa-de-banho). Segundo dizem, todos os esforços foram reunidos para o levar até Hospital Guido Valadares na Capital Timorense mas o destino lhe provou o contrário.
.
No tempo da resistência, Ular era Comandante da Região 2 da Zona Leste depois tornou-se Comandante da Regiao 4/Zona Fronteira, com base no Distrito de Ermera até 1999. Depois da Restauração da Independência no dia 20 de Maio de 2002, Ular Rihik decidiu continuar nas F-FDTL assumindo a função do Chefe de Divisão de Pessoal das FALINTIL-Forças de Defesa de Timor-Leste.
Em 2007, a crise político-militar e o défice da liderança notória verificada no I Governo de Dili, Timor Leste, foi obrigado a criar uma operação conjunta, na qual, o Major Ular designado comandante operacional da "Operação Halibur" F-FDTL/PNTL contra Tenente Gastão Salsinha e o seu grupo no Distrito de Ermera com êxito sem disparar uma única bala contra os militares ditos "rebeldes".
Em 2010, Major Virgílio dos Anjos (Ular Rihik) deixou para trás a mulher com 5 filhos, a família e obviamente, a sua família de profissao "F-FDTL" e hoje sepultado nos "Jardins dos Herois" em Metinaro, Leste de Dili.
.
Para muitos e muitas, o Major Ular é um filho da nação, um grande amigo de boas causas e um excelente exemplo, um herói nacional da luta pela Independência.
.
Jardins dos Heróis, Metinaro, 08/01/2010
Corespondente Forum Haksesuk em Dili
0 comentários:
Enviar um comentário