Ramos-Horta dá as boas-vindas à Representante Especial para Timor-Leste
>> 20100106
C O M U N I C A D O D E I M P R E N S A
Dr. Ramos-Horta dá as boas-vindas à Representante Especial para Timor-Leste
do Secretário-Geral da ONU, Mme. Ameerah Haq
O Chefe de Estado Timorense, Dr. José Ramos-Horta, deu hoje as boas-vindas à Representante Especial para Timor-Leste do Secretário-Geral das Nações Unidas (ONU), Senhora Ameerah Haq, num encontro de cerca de uma hora realizado no Palácio Presidencial Nicolau Lobato, em Díli.
A Representante Especial para Timor-Leste de Ban Ki-moon substitui nas altas funções o Dr. Atul Khare, cujo mandato terminou em 2009.
“Bem-vinda, estamos muito satisfeitos por trabalhar consigo” disse perante os jornalistas o Prémio Nobel da Paz.
“Estou encantada por me encontrar em Timor-Leste. O meu encontro com S.E o Presidente foi muito construtivo. E foi uma honra, porque o Dr. Ramos-Horta, um Laureado com o Prémio Nobel da Paz, exerce uma imensa liderança”, declarou a Senhora Haq depois da recepção, ao falar aos jornalistas.
A Representante Especial do Secretário-Geral da ONU adiantou ter sido informada da “visão e planos” do Chefe de Estado sobre “o desenvolvimento e o futuro de Timor-Leste”.
“Vou prosseguir o trabalho do meu antecessor”, o Dr. Atul Khare, disse a Senhora Haq, cuja experiência em gestão e operacionalidade é considerada uma mais-valia para a UNMIT, sobretudo no plano das estruturas superiores da Missão.
Haq foi até recentemente Representante Especial de Ban Ki-moon para o Sudão, país onde também desempenhou funções de Coordenadora Residente e Coordenadora para os Assuntos Humanitários (2007-2009).
Antes, foi vice-Representante Especial para o Afeganistão do Secretário-Geral da ONU, bem como Coordenadora Residente e Coordenadora para os Assuntos Humanitários no mesmo país (2004-2007).
A vasta experiência da Senhora Ameerah Haq's no apoio `as actividades dos destacamentos em missões complexas é vista como um atributo adicional para o seu desempenho junto da UNMIT.
Já foi Administradora Assistente adjunta e vice-Directora do Centro de Prevenção de Crises e Reabilitação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), no quartel-general da organização, em Nova Iorque.
A nova Representante Especial para Timor-Leste do Secretário-Geral foi ainda Coordenadora Residente da ONU, residindo na Malásia (1994-1997) e no Laos (1991-1994).
A Senhora Haq trabalhou no Bureau Regional da ONU para a Ásia-Pacífico em diversas funções, de 1980 a 1990, nomeadamente com responsabilidades no sector da coordenação na Tailândia, Birmânia e Butão.
Passou igualmente pelo Fundo de Desenvolvimento da ONU para as Mulheres (1985-1987).
Iniciou carreira na ONU em 1976, na Indonésia (Jacarta), de onde passou para o Afeganistão, em 1978.
Tem um Master em Organização Comunitária e Planeamento, e em Gestão pelas universidades de Columbia e Nova Iorque, respectivamente. Fez o liceu no Western College em Oxford, Ohio, Estados Unidos.
PPR - Díli, 06.JAN-10
0 comentários:
Enviar um comentário