Campanha de recolha de livros para Timor-Leste

>> 20120214

"A associação «Karingana Wa Karingana» lança na terça-feira uma campanha de recolha de livros em Portugal para Timor-Leste, depois de no primeiro ano de existência ter entregado 138 mil livros a Moçambique, disse hoje fonte da organização.
"Verificámos que este é um ano muito especial para Timor-Leste. Comemoram-se 500 anos da descoberta do território por Portugal, mas acima de tudo comemoram-se 10 anos da independência", disse o presidente daquela associação sem fins lucrativos, Tiago Bastos.
Para os cidadãos que queiram participar na campanha, que decorre de 1 março a 15 abril, basta entregar livros em qualquer estação dos CTT. Manuais escolares de língua portuguesa e matemática, dicionários, gramáticas, enciclopédias e livros infantis e técnicos são as prioridades.
(c) Margarida Az, Timor-Leste 2011
Em declarações à Lusa, o responsável considerou "altamente estratégico para Portugal" a defesa da Língua Portuguesa naquele país e recordou o investimento do Estado Português no envio de quase 180 professores para Timor-Leste.
Destacou também o "papel de excelência" do capitão Martinho, comandante operacional do contingente da GNR em Timor-Leste, que apelou à doação de bens para o país. "Foi assim que tudo aconteceu", disse Tiago Bastos, referindo-se à campanha que será lançada na terça-feira e que volta a contar com a participação dos CTT, a quem se junta este ano a GNR.
As empresas também são convidadas a contribuir e algumas já o fizeram. Uma das empresas do grupo Martifer, por exemplo, ofereceu dois «kits» de energia que serão entregues a escolas fora de Díli que precisem de geradores, referiu o responsável.
A campanha vai ainda envolver o cantor Luís Represas, associado à luta pela independência de Timor, e o futebolista Nuno Gomes, embaixador de Timor-Leste para o Desporto e o Turismo.(...)
No jantar de terça-feira, que servirá para lançar a campanha de Timor-Leste e assinalar o primeiro aniversário da associação, deverão participar representantes das embaixadas de todos os países da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), bem como os ministros portugueses da Justiça e da Administração Interna, o comandante-geral da GNR, entre outras personalidades. A comissão de honra será presidida pelo ex-presidente da República Jorge Sampaio.
A "Karingana Wa Karingana", que em português significa "Era uma vez", foi criada em novembro de 2010 para promover ações de apoio, solidariedade, cooperação e desenvolvimento junto dos povos, comunidades e países de expressão portuguesa, espalhados pelo mundo."
FPA. | Lusa | Sapo TL

1 comentários:

Anónimo,  domingo, 17 de janeiro de 2016 às 18:44:00 WET  

Olá, boa noite. Gostava de saber se ainda necessitam de livros escolares. Agradeço resposta para c.carvalhal@netcabo.pt.
Cristina Carvalhal

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP