Comunicado de imprensa | "Timor-Leste e Portugal estreitam relações por via de oportunidades de investimento"

>> 20111006

Secretário de Estado do Conselho de Ministros e Porta-voz Oficial do Governo de Timor-Leste
Ágio Pereira

1 de Outubro de 2011
Díli, Timor-Leste


Timor-Leste e Portugal estreitam relações por via de oportunidades de investimento

Acompanhado por uma delegação de alto nível, S. Exa. Kay Rala Xanana Gusmão, Primeiro-Ministro de Timor-Leste, fez uma visita a Portugal com o intuito de estreitar relações e assinar uma série de acordos. O Primeiro-Ministro Gusmão encontrou-se com o Primeiro-Ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho, e com outros membros do Governo português em reuniões bilaterais prolongadas a fim de discutir formas de os dois países garantirem uma ligação ainda mais próxima. 
Portugal e Timor-Leste estão unidos por séculos de história, com o português a ser uma das duas línguas oficiais faladas em Timor-Leste. Timor-Leste orgulha-se de continuar imbuído de cultura e tradição portuguesas. 
Entre os acordos assinados inclui-se um Acordo de Dupla Tributação visando promover maiores oportunidades de emprego. S. Exa. Kay Rala Xanana Gusmão promoveu Timor-Leste como a porta de entrada para Portugal na Ásia, encorajando os portugueses a utilizarem o acordo de dupla tributação através de investimentos viáveis e a longo prazo, aproveitando a base fiscal reduzida em Timor-Leste. 
O acordo de Dupla Tributação assegura que as empresas portuguesas paguem imposto apenas num país, tornando assim as oportunidades de investimento mais lucrativas para cidadãos portugueses. O Governo de Portugal ficou agradado com a vontade de Timor-Leste em disponibilizar o acordo de dupla tributação aos seus cidadãos, especialmente tendo em conta as oportunidades a nível de reconstrução da nação segundo o Plano Estratégico de Desenvolvimento. O Primeiro-Ministro Gusmão encorajou os cidadãos portugueses e luso-timorenses a participarem no processo de desenvolvimento. Foram também assinados Memorandos de Entendimento em muitos sectores, incluindo segurança, defesa, educação e infra-estruturas. 
Para além disto, o Primeiro-Ministro Gusmão dirigiu-se de forma calorosa à diáspora timorense, abrindo-lhe as portas para regressar à sua terra natal. Timor-Leste é hoje uma nação que deixa para trás um passado de conflito e que entra numa nova era de paz e estabilidade duradouras. A assistência foi encorajada por apresentações evidenciando o elevado crescimento económico, o aumento do desenvolvimento económico e a diminuição da pobreza em Timor-Leste. A assistência pôde também constatar as oportunidades que existem agora em todos os sectores em termos de participação no desenvolvimento do país, com novas oportunidades de negócio para cidadãos portugueses e para cidadãos timorenses a residirem fora do país. 
Juntamente com congéneres portugueses a delegação timorense visitou vários gabinetes governamentais e universidades dentro e fora de Lisboa, tendo-se igualmente reunido com diversos grupos de interesses. O Primeiro-Ministro Gusmão referiu que o relacionamento entre Portugal e Timor-Leste está mais forte que nunca e transmitiu os seus cumprimentos mais calorosos ao Governo e ao Povo de Portugal em nome do Governo e do Povo de Timor-Leste. FIM
Ágio Pereira +670 723 0011

Correio electrónico:

agio.pereira@cdm.gov.tl
ou
govtlmedia@gmail.com
 

Portal electrónico:

0 comentários:

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP