Próxima etapa para os GALAXY - Coimbra - 5 Agosto

>> 20100801



clique na imagem, imprima e coloque num local perto de si... onde a net não chega

2 comentários:

Margarida Azevedo terça-feira, 3 de agosto de 2010 às 11:35:00 WEST  

Novos sons de Timor no Salão Brazil


Escrito por CP Segunda, 02 Agosto 2010 16:08

Galaxy é o nome de uma das principais bandas timorenses da actualidade. Pela primeira vez em Portugal, o grupo fez a sua estreia europeia no palco do Festival Músicas do Mundo de Sines e actuará de seguida em Coimbra, a 05 de Agosto, no Salão Brazil (21h45).

Segundo o vocalista, Melchior Dias Fernandes, “Timor-Leste é uma nova nação e quer mostrar ao mundo a sua identidade através da cultura e da música, agora à luz da Liberdade”.

Criado no seio artístico da Arte Morris, a única escola de arte de Timor lançada como um abrigo para crianças e jovens de rua no pós-conflito que assolou o país, o grupo Galaxty é representativo do espírito revolucionário da juventude timorense, que cresceu durante o tempo da ocupação indonésia.

A banda estreou-se em 2002 e Portugal é o terceiro país onde a música os leva, depois da Austrália (2006) e da Indonésia (2007).

A actual digressão está a ser organizada pela Moving Cause, associação sem fins lucrativos dedicada à disseminação do empreendedorismo social. Para além de Sines e Coimbra, o grupo tem espectáculos agendados para Lisboa e Porto.

http://campeaoprovincias.com/pt/index.php?option=com_content&view=article&id=8169:novos-sons-de-timor-no-salao-brazil-&catid=30:ma-a-dan&Itemid=156

Margarida Azevedo terça-feira, 3 de agosto de 2010 às 11:36:00 WEST  

Banda timorense tocou pela primeira vez em Portugal
Segunda-Feira, 02 Agosto de 2010
Os Galaxy, banda composta por cinco músicos timorenses, estiveram pela primeira vez em Portugal e actuaram no Festival de Músicas do Mundo que se realizou em Sines.

Cinco músicos timorenses que viveram a independência do seu país estrearam-se em palcos europeus no Festival Músicas do Mundo, em Sines, onde cantaram o que lhes vai na alma, em ritmos reggae, funk e metal.
Melchior Dias Fernandes, Etson Arintes da Costa Caminha, Leonardo Marcal da Conceição, Olderico António Viegas Barreto e Ercio Nascimento Amaro de Carvalho, que cresceram durante a ocupação indonésia da antiga colónia portuguesa, formam os Galaxy, uma banda com sonoridades modernas nascida no período pós-independência de Timor-Leste.
Os cinco elementos do grupo viveram de perto na adolescência as dificuldades após o referendo de 1999, em que a maior parte da população votou pela independência, tendo sentido na pele todas as adversidades da transição. A música é o meio usado pelos Galaxy para fazer divulgar as suas mensagens, relacionadas com a sua vivência, que abordam questões como a tradição, a Sida, o género, o neo-colonialismo e o roubo dos recursos petrolíferos.
“As músicas são sobre a nossa vida, sobre o que vimos, o que gostamos e o que não gostamos, o que concordamos, o que é preciso melhorar e corrigir”, disse Melchior Dias Fernandes, ou Meli, vocalista da banda, que acabou por ser também o porta-voz durante uma entrevista que a banda deu à Agência Lusa.
Os Galaxy cantam em tétum (língua timorense), indonésio e fataluku (dialecto falado em Lospalos, a cidade de onde são oriundos), algo que Meli não acredita que traga dificuldades em Portugal, por considerar que a música é uma linguagem “universal”, deixando a promessa de “muita energia” em palco.
“Não temos canções em inglês ou em português, mas penso que a música não depende da língua para as pessoas perceberem e sentirem”, disse o músico, que não fala português, para além de meia dúzia de palavras, à semelhança dos restantes membros da banda, apesar de ser uma das línguas oficiais do país.
Com dois álbuns já publicados - Laran Beik (“Ressaca”), em 2005, e Perecua (“Perdão”), em 2008 - os Galaxy são consideram-se mais do que uma banda de música e dizem reflectir e ser parte integrante do crescimento do movimento artístico de Timor-Leste.
Para além da realidade do dia-a-dia que procuram transmitir através da música, os Galaxy vivem e ensinam música e artes visuais na Arte Moris, a única escola de arte do país, criada em 2002 como um abrigo para as crianças e jovens de rua no pós-conflito de Timor-Leste.
A deslocação dos Galaxy a Portugal, o terceiro país onde levam a sua música depois da Austrália e da Indonésia, era um desejo antigo que não tinha acontecido por falta de apoios, só agora reunidos e com a colaboração da presidência da República timorense.

http://www.mundoportugues.org/content/1/7551/banda-timorense-tocou-pela-primeira-vez-portugal/

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP