Timor-Leste aposta na WWW!

>> 20100219


"Díli - Os timorenses vão passar a ter informações em tempo real sobre como os fundos do Estado estão a ser gastos e as empresas terão on-line os concursos, para poderem preparar candidaturas, anunciou hoje o Governo.
Num caso e no outro tratam-se de portais da Internet que estão a ser desenvolvidos pela empresa canadiana FreeBalance, que fornece a Timor-Leste soluções informáticas para a gestão de recursos humanos e financeiros no sector público.
O primeiro chama-se "Portal da Transparência" e vai permitir ao público acompanhar a execução orçamental, incluindo detalhes, tais como montantes alocados, datas de projectos, localização dos mesmos e os programas a que estão subordinados.
O "Portal de Aprovisionamento" é voltado sobretudo para os empresários, disponibilizando atempadamente informações sobre os planos de aprovisionamento do Governo, categorizados em sectores.
O objectivo é "permitir à comunidade empresarial uma participação equitativa e tempo de preparação adequado no que diz respeito ao processo de concurso".
Uma vez iniciado, o processo de aprovisionamento poderá ser monitorizado através de um sistema de fluxo de trabalho, revelando ao público de que forma o processo foi aplicado, que método de aprovisionamento foi utilizado, de acordo com as leis de Timor-Leste e como se processou a avaliação.
Os nomes das companhias e candidatos e qual o montante da proposta do candidato seleccionado são outras informações que vão estar disponíveis.
A iniciativa de Gestão das Finanças Públicas faz parte de uma estratégia global do Governo de Xanana Gusmão "com o objectivo de melhorar a governação, fortalecer sistemas e providenciar um Governo mais transparente e responsável", refere o porta-voz do Governo timorense, Ágio Pereira.
Uma delegação da FreeBalance esteve em Timor-Leste, onde foi recebida pelas principais figuras do Estado e reuniu-se com os vários ministérios envolvidos, tendo o presidente da empresa canadiana, Manuel Pietra, elogiado a evolução feita na formação dos funcionários e a aplicação faseada de soluções de planeamento de recursos."

0 comentários:

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP