Você achou que Timor Leste teve problemas com línguas?
>> 20090307
A situação com respeito a línguas em Timor Leste é ainda um assunto que precisa de muita sensibilidade. Entanto, não é o único país que teve estes desacordos, e mesmo os países na região que se tornaram independentes há cinquenta anos, como a Malásia, ainda têm estas polêmicas acerca de língua.
Hoje em Kuala Lumpur, a maior cidade da Malásia, houve uma manifestação contra o uso do inglês nas escolas, para ensinar a matemática e a ciência. A polícia mesmo teve que usar gás lacrimogêneo!
Ironicamente, as palavras malaias destes matérias são matematik e sains, que é uma indicação da influência crescente do inglês sobre o malaio - e o indonésio também.
Há muitos timorenses que dizem que o inglês é uma língua mais util do que o português, mas na Malásia, há ainda muitos nacionalistas que são contra o uso do inglês, que ainda consideram como uma língua colonial. A Malásia aboliu o inglês como uma língua oficial em 1968, mas é ainda muito usado como uma língua comum entre a maioria malaia e as minorias chinesas e índias, e o malaio não nunca teve o mesmo successo como o indonésio como a língua nacional, a pesar de ser rebaptizado como Bahasa Malaysia, a língua da Malásia.
Há ainda hostilidade e ressentimento contra o português em Timor Leste, e seria simples para negar isso, mas não nunca percebi nada tão intenso em Díli como olhei neste video de Kuala Lumpur. Graça a Deus.
0 comentários:
Enviar um comentário