Ai o Magalhães ...

>> 20090312


Cartoon do Antero, blogue Anterozóide. Entrada: Aval e dado não se olha o dente!
...
...
Comentário: para bom entendedor ... E mais umas achegas (há tanto sobre este assunto!!! Deixo o alerta):
...

1 comentários:

Anónimo,  segunda-feira, 16 de março de 2009 às 08:26:00 WET  

Fonte:

http://diario.iol.pt/sociedade-nacional/computador-escolas-magalhaes-tvi24-professores/1049709-4555.html

Os docentes do 1º ciclo estão a ficar fartos do computador Magalhães. Para além dos erros ortográficos , também os erros informáticos trazem dissabores. Segundo noticia o Diário de Notícias, na edição deste domingo, os professores dizem estar a ser transformados em «técnicos de informática».

Em causa estão as solicitações diárias a que têm de responder devido aos registos, actualizações e rectificações do computador. Uma professora do agrupamento de escolas Comandante Conceição e Silva, na Cova da Piedade, contou ao jornal que, no seu estabelecimento, «há 1200 alunos, dos quais 900 terão o Magalhães», e «todos os dias aparecem pais a depositar os computadores» à guarda dos docentes.

A explicação dos erros do Magalhães

No entanto, a presidente deste agrupamento, Maria José Sabrino, confirmou as solicitações, informando que a situação está «sob controlo». Pelo menos para já: «Sobre os erros ainda não nos disseram nada, mas estamos a fazer actualizações de software», contou. «Recorremos a professores das TIC [Tecnologias de Informação], porque os do 1.º ciclo não podem deixar de dar aulas. Vai-se dando conta do recado. Desde que os pais não venham todos ao mesmo tempo...».

Muitas queixas, mas ministério nada sabe

Mas segundo Manuel Micaelo, do Sindicato de Professores da Grande Lisboa, já há quem não aguente a situação: «Temos recebido muitas queixas de professores que dizem que lhes está a ser pedido que façam actualizações aos computadores». Aliás, disse, «há queixas desde o início».

O facto de o famoso portátil azul abranger populações menos familiarizadas com as novas tecnologias - custa entre zero e 50 euros, dependendo do escalão da acção social -, explicará melhor a situação.

Albino Almeida, da Confederação Nacional das Associações de Pais, defendeu, ao Diário de Notícias, que «se o Magalhães trouxe mais trabalho aos professores, também ajudou a eliminar algumas tarefas, como tirar fotocópias» de documentos que podem agora ser transferidos para os portáteis. Porém, reconheceu que «falta preparação» para lidar com este equipamento. Não só aos professores como a muitas famílias: «Em Abril e Maio vão decorrer formações sobre o Magalhães. E nós temos defendido que elas deveriam também abranger os pais».

Fonte do ministério disse não ter conhecimento de queixas.

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP