Tudo começou em 30 de AGOSTO de 1999...

>> 20080519


Comemora-se hoje o VI Aniversário da Independência de Timor-Leste!

Mas, é sempre bom recordar que o grande DIA, que merece aqui ser lembrado, foi o dia do Referendo - 30 de Agosto de 1999!
Sem a coragem e determinação de tantos milhares de timorenses que, apesar das ameaças e do aparato bélico que rodeou as mesas de voto, escolheram ser INDEPENDENTES, dando ao mundo uma lição de coragem, dignidade e maturidade nunca antes vista!

Muitos esperaram horas pela abertura das urnas, ao sol impiedoso, outros calcorrearam quilómetros de caminhos indescritíveis, só para exercer o seu direito de voto, para escolher o destino da sua Nação!


Mesmo sabendo os riscos que corriam, o que lhes podia ( e pôde) acontecer a seguir, ninguém quis deixar de cumprir o seu Direito/Dever!

Os receios de retaliações por parte dos indonésios viriam a ser largamente ultrapassados, atingindo níveis nunca imaginados, e a barbárie que se seguiu ao anúncio dos resultados, tornou-se numa verdadeira onda de violência, que alastrou por todo o país, quase chegando a aniquilar tudo e todos.


Provocou o êxodo maciço do povo para as montanhas, deixando ainda um rasto de morte e destruição impossíveis de imaginar! Mas, enfim, o passo determinante estava dado e nada nem ninguém conseguiu deter a avalanche de esperança e alegria (apesar das muitas agruras ainda sofridas entre 99 e 2002) que havia de encher o recinto de Tasi Toulo naquela noite histórica e gloriosa em que a bandeira de Portugal deu lugar à bandeira do mais jovem país do mundo - TIMOR-LESTE ou TIMOR LOROSA'E - com os olhos de todo o mundo presos àquela belíssima cerimónia prenhe de significado e de emoções.

Se hoje se comemora com normalidade e solenidade o VI da Independência (ou Restauração da mesma, para os mais ortodoxos) não devemos esquecer que foi naquele inolvidável dia 30 de Agosto de 99 que o sonho começou a tornar-se realidade.



Honra e Glória ao heróico povo timorense e a todos os mártires da Luta!

Paz e Independência plena para Timor-Leste!

2 comentários:

Anónimo,  terça-feira, 20 de maio de 2008 às 00:17:00 WEST  

Lena Lorosae,

celebraremos o próximo 30 de Agosto com reforçada alegria! É uma certeza e um voto!

Um enorme bem-haja para ti, para todos os timorenses e seus amigos.

Anónimo,  sexta-feira, 20 de março de 2009 às 00:30:00 WET  

Gostava de aqui fazer um apelo... O Dia 30 de Agosto de 1999 foi O Dia! Sim! Sem sombra para dúvidas foi o dia de TUDO!

Não esquecendo que a Embaixada da República Democrática de Timor-Leste em Lisboa já fez um comunicado sobre as comemorações Do Dia... para o ano de 2009, na perspectiva de conseguir apoio, quiçá verbas para tal objectivo ou tão só alguma pressão sobre os poderes instituídos no sentido de terem verbas para fazerem algo... venho eu fazer aqui lançar o alerta para se despoletar não as subsídios-dependências inerentes sobretudo ao meio das artes e de acções culturais... que se desenvolvam actividades (acções) no sentido de despertar tudo e todos/as aqueles/as que possam lembrar-se do assunto e terem algo a fazer.

Eu faço... tudo o que estiver ao meu alcance, farei.

Tenho estado a falar com amigos e amigas. Sem grandes certezas, apenas sugerindo abordagem. Uma das sugestões simples é: "Onde estava no dia 8 de Setembro de 1999?".

Penso que o dia 08/09/99 é um dia especial para os portugueses e para os timorenses que na diáspora se encontravam, em Portugal e noutros locais do planeta mas mais em Portugal, e certo.

Mas todos aqueles dia foram alimento e adrenalina.

Vamos fazer TODOS/AS, sem cores nem bandeiras políticas aquilo que até hoje não foi feito, em homenagem ao Povo Timorense! Em homenagem ao Povo Português que após o 1º de Maio de 1974 não mais saiu à rua por nenhuma causa, fosse ela qual fosse... saiu Por Timor Sempre!

Ó vá.... fico por aqui, meio na retorta, meio em silêncio mas a fazer o basqueiral do costume....


O DIA? O dia foi o 30 de Agosto de 1999... respeitem-o! Elevem-O! Tá na hora... não se prepara nada sem tempo, paciência, persistência, imenso trabalho, gosto... RESISTIR É VENCER!

Xanana tem razão e não consegue descolar da máxima! Isso não é possível!

Trataremos de ver os "sponsor's"... para onde se dirigem eles... para o mais fácil, para o mais sonante, para o mais instotuído... não foi isso que se viu no Setembro negro Por Timor em 1999! 1o Anos depois onde estamos nós?...

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP