Operação «Halibur»
>> 20080406
"Um civil foi morto em Atabae, distrito de Maliana (oeste), a 05 de Abril, depois de atacar com uma catana um tenente das forças que perseguem o grupo de Gastão Salsinha.
(...) e mais duas rendições foram anunciadas hoje em Díli pelo comando da operação de captura do ex-tenente Gastão Salsinha. (Lusa/RTP)
Com estas rendições, o grupo do ex-tenente Salsinha fica reduzido a 18 homens armados, com 16 espingardas HK33, uma «shotgun» de calibre 12, duas espingardas SKS e uma espingarda Mauser, segundo o tenente-coronel Filomeno Paixão. (Diário digital)
« (...) Na entrevista de hoje [Lusa, 05-04-2008], Xanana Gusmão explicou que a operação "Halibur" teve três objectivos,
- o primeiro dos quais era "criar um sentimento de dever comum colectivo das duas instituições perante o Estado", referindo-se à Polícia Nacional e às Falintil-Forças de Defesa de Timor Leste.
"Devo dizer que conseguimos. Nunca se pensou que as duas forças, que se andaram a matar uma à outra (em 2006), pudessem depois trabalhar em conjunto dessa maneira", salientou o primeiro-ministro
- Outro objectivo cumprido pela "Halibur" foi "reganhar contacto com a população, que com dois anos de influência do Reinado e do seu grupo, estava um bocado distanciada das nossas forças".
- O terceiro objetivo "é exercer pressão sobre o grupo do Salsinha, o que permitiu que alguns elementos se rendessem", acrescentou Xanana Gusmão. (...)»
1 comentários:
Parabens ao PM e ministro de defesa Kay Rala Xanana Gusmao.
A maneira como tem vindo a lidar com o grupo de Gasta Salsinha tem sido louvavel.
O governo tentou tudo por tudo para evitar mais derramamento de sangue mas inflizmente o Salsinha nao soube aproveitar as oportunidades proporcionadas e agora tera que ser a forca pois o futuro de Timor nao pode ser trvado por um bando armado.
Bom trabalho e e' bom ver um blog que realca esses pontos positivos contrariamente a outros que so existem para mandar abaixo.
Bom trabalho!!
Enviar um comentário