Educação Inclusiva

>> 20080421

...

"Educação inclusiva é uma abordagem de desenvolvimento das necessidades de aprendizagem para todas as crianças, jovens e adultos, especialmente aqueles que são vulneráveis à marginalização e exclusão. O princípio da educação inclusiva foi adotado na Conferência Mundial sobre as Necessidades Educativas Especiais: acesso e qualidade (Salamanca, Espanha, 1994), reafirmada no Fórum Mundial de Educação (Dacar, Senegal, 2000) e apoiada pelas Regras Básicas das Nações Unidas em Igualdade de Oportunidades para Pessoas Portadoras de Deficiências.

Focalizando a promoção dos valores universalmente compartilhados e a diversidade culturalmente sensível dos contextos e métodos educacionais, a UNESCO está trabalhando para promover educação de qualidade como um direito fundamental para todos tratando sobre uma grande variedade de temas, dos quais inclui o respeito pela diversidade cultural e lingüística.

Baseado nos princípios estabelecidos na Declaração Universal sobre Diversidade Cultural, adotada pela Conferência Geral da UNESCO, em sua 31ª. Sessão, em 2 de novembro de 2001, a Organização se compromete em apoiar os Estados Membros que desejam encorajar a diversidade lingüística e o respeito pela língua materna em todos os níveis educacionais; e quando possível, promover por meio da educação a conscientização do valor positivo da diversidade cultural e fazer total uso de métodos culturalmente apropriados de comunicação e transmissão de conhecimento. A busca atual pela educação de qualidade está inextricavelmente ligada aos processos e impactos da globalização. Leia mais (em inglês) (em francês)"

Fonte: UNESCO Brasil


Temas relacionados:

2 comentários:

Jay Dee segunda-feira, 21 de abril de 2008 às 11:37:00 WEST  

A ideia do blogue está genial. Parabéns!

Anónimo,  segunda-feira, 21 de abril de 2008 às 12:04:00 WEST  

Obrigada, Joana :)
Volte sempre!
M.

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP