Livros portugueses nas escolas timorenses
>> 20100207
Ler Mais distribui obras de autores portugueses adequadas aos 2.º e 3.º ciclos, além de lendas e histórias em tétum e português
Malas de livros portugueses vão viajar pelas escolas de Timor-Leste, no âmbito do programa Ler Mais, lançado ontem na Escola Portuguesa de Díli. A cerimónia contou com a presença do ministro da Educação timorense, João Câncio, e da directora-geral da Inovação e Desenvolvimento Curricular portuguesa, Alexandra Marques, entre outros.
Os livros, escolhidos por uma equipa especializada do Plano Nacional de Leitura, correspondem a obras de autores portugueses adequadas aos 2º e 3º ciclos, mas também lendas timorenses e histórias infantis em tétum e português.
Alexandra Marques disse esperar que o projecto Ler Mais em Timor-Leste possa servir também aos professores portugueses que estão a dar formação aos colegas timorenses, e que as malas com livros possam estar presentes nas salas de aula das escolas timorenses para que os alunos as utilizem.
"Este projecto nasce dos grandes objectivos da cooperação portuguesa de apoio à Educação em Timor-Leste, nomeadamente apoio à formação em Língua Portuguesa dos professores timorenses", sublinhou Alexandra Marques. "O aumento das escolas portuguesas enquanto estabeleci- mentos de referência para as escolas timorenses, o lançamento do ensino à distância (dia 1 de Março) e o desenvolvimento de uma rede da Universidade Nacional que responda às necessidades de desenvolvimento socio-económico, fazem parte do plano estratégico integrado, para edificar um sistema de ensino de qualidade também em Timor-Leste", afirmou.
0 comentários:
Enviar um comentário