Escolas Portuguesas em Baucau, Same, Maliana e Oe-cusse em Setembro
>> 20100210
PRDTL - C O M U N I C A D O D E I M P R E N S A
O Presidente da República recebeu hoje as visitas do Embaixador de Portugal, Dr. Luís Manuel Barreira de Sousa, e da Directora-Geral da Inovação e Desenvolvimento Curricular, Dra. Alexandra Marques, que o informaram do plano para a abertura de Escolas Portuguesas em Baucau, Same, Maliana e Oe-cusse, já em Setembro.
O Dr. Ramos-Horta foi posto ao corrente dos progressos registados no âmbito da assistência técnica prestada pelo Ministério da Educação de Portugal ao seu congénere de Timor-Leste.
O projecto “Ler Mais”, que visa promover o interesse pela leitura entre os Timorenses, conta com a dotação de 35 000 livros numa biblioteca itinerante.
A abertura das quatro Escolas Portuguesas – Ensino Primário e Secundário - em Baucau, Same, Maliana e Oe-cusse, faz parte de um plano que prevê a cobertura gradual do País.
A partir de 2018, o custo global anual estimado para as Escolas Portuguesas em Timor-Leste rondará os US$ 24 milhões, foi dito ao Dr. Ramos-Horta.
O plano de cooperação bilateral neste sector, que tem estado centrado no Desenvolvimento Curricular e na Administração Escolar, identificou como novas oportunidades a Educação Pré-Escolar, a TV Educativa, o Planeamento de Recursos Humanos, os Estudos sobre o Sistema Educativo e as Bibliotecas, a ter em conta nos próximos programas de apoio a Timor-Leste.
O Presidente da República ficou ainda a saber da intenção de ser aumentada a capacidade da Escola Portuguesa de Díli.
O Dr. Ramos-Horta mencionou finalmente a possibilidade de vir a ser recuperada a escola do antigo seminário de Soibada, sua Terra Natal, que poderá servir não só como entro de Formação, mas também como um pólo dinamizador do Turismo na região.
CPR - Díli, 10.FEV-10
Ver também em http://www.presidencia.tl/
CPR - Díli, 10.FEV-10
Ver também em http://www.presidencia.tl/
0 comentários:
Enviar um comentário