Presidente da República faz Visita Oficial ao Distrito de Ermera

>> 20100210



O Presidente da República fez na terça-feira uma visita oficial ao subdistrito de Gleno, distrito de Ermera, com o objectivo de analisar as condições do Centro de Formação Juvenil (CTJ) e da Academia de Café de Timor-Leste (East Timor Coffee Academy - ETICA).

O Dr. Ramos-Horta foi confrontado com o pedido de “apadrinhamento” do Centro de Formação Juvenil, actualmente financiado pela agência internacional Norwegian Refugees Council (NRC), que termina a sua missão em Outubro.

Na Academia de Café de Timor-Leste, o Prémio Nobel da Paz disse aos estudantes e docentes que o Estado deveria dirigir a atenção para a instituição, cujo contributo é importante, no plano científico, para o desenvolvimento de produtos à base de café em Timor-Leste.

O Chefe de Estado aproveitou a ocasião para felicitar os responsáveis pela iniciativa de fundar a academia. Referiu que o café é um produto extremamente importante para o País. Além do petróleo e do gás natural, o café tem vindo a fortalecer financeiramente a economia nacional, oferecendo inúmeras oportunidades de emprego, salientou.

“Felicito os responsáveis que, em 2003, sonharam com a concretização desta academia. Todos sabemos que o café é o principal recurso natural de Timor-Leste, muito antes do petróleo ou do gás natural. Além disso, representa uma significativa fonte de emprego para as nossas comunidades,” afirmou o Chefe de Estado.

A Academia de Café de Timor foi fundada em 2003 e acreditada em 2009 pelo Governo. Actualmente, esta escola conta com 500 alunos, aos quais é conferido o grau de bacharelato após três anos de estudos.

Depois do encontro com os estudantes e docentes da academia, o Presidente da República prosseguiu a visita aos viveiros de café. Trata-se de um centro desenvolvido pelos estudantes da academia que, frequentemente, distribuem pequenos cafeeiros pelos representantes das comunidades, para que os possam plantar nas suas terras de cultivo.

O dia terminou com a visita a duas famílias desfavorecidas do suco de Fatukero, subdistrito de Gleno, no quadro da iniciativa Presidencial de combate à pobreza e da construção de habitações económicas para os mais desfavorecidos.


KBI-Dili, 10 FEV 10
www.presidency.tl / http://www.presidencia.tl/



2 comentários:

Anónimo,  domingo, 14 de fevereiro de 2010 às 01:18:00 WET  

Há um projeto no estado do Rio Grande do Norte onde se desenvolveu uma habitação cujos tijolos foram substituidos por garrafas PET, reduzindo o custo da moradia para oito mil reais.

Alfredo
Br

Anónimo,  domingo, 14 de fevereiro de 2010 às 01:20:00 WET  

Há um projeto desenvolvido no estado brasileiro...

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP