O contributo feminino na manutenção da paz
>> 20110210
Construção da paz
Nações Unidas querem mais mulheres nas forças de paz. O objectivo é que, até 2014, pelo menos 20 por cento dos membros das missões sejam mulheres
O Conselho de Segurança já tinha requerido uma maior participação feminina na construção da paz, há 10 anos atrás, na resolução 1325. A questão voltou a ser discutida, a 8 de Fevereiro de 2011, baseando-se num estudo apresentado por Alan Le Roy, subsecretário-geral das Operações de Paz. O mesmo recomenda que as missões de paz trabalhem com mulheres no terreno; aconselha ainda as autoridades e países-membros a dar mais protagonismo ao sexo feminino nas negociações de paz, adianta a Rádio ONU.
Imagem ©Margarida Az
O estudo revela que, apesar dos progressos, ainda existe preconceito e que as mulheres continuam a ser discriminadas. Actualmente, estas representam nove por cento das forças policiais das missões de paz; em 2005, eram seis por cento. Alguns países, já estão a ganhar com o contributo feminino, nas áreas do policiamento e da construção da paz. Entre eles estão o Burundi e o Timor-Leste. Este último país asiático, assim como a Libéria e o Haiti, contam com batalhões apenas compostos por mulheres.
Cristina Santos | FÁTIMA MISSIONÁRIA
10-02-2011 • 11:50
10-02-2011 • 11:50
2 comentários:
Conhecias, Margarida? A revolução, pela paz, nesta voz?
http://www.youtube.com/watch?v=xdny0FTBohg
Um abraço.
Obrigada, Alexandra. Bela voz, de facto!
Abraço
Enviar um comentário