Paredes promove em 2008 cimeira de doadores para máquinas industriais

>> 20071119

O município de Paredes, do distrito do Porto, vai realizar em Outubro de 2008 uma conferência de doadores para máquinas industriais e utensílios agrícolas destinados a Timor-Leste, com a participação de uma centena de empresários nacionais.
O acordo para esta iniciativa foi subscrito pelo presidente timorense, José Ramos-Horta, que também estará presente nesse evento, durante uma audiência que concedeu em Lisboa ao presidente daquela edilidade, Celso Gomes Ferreira. "Acertámos os detalhes para a organização dessa cimeira, que irá decorrer em Outubro em Paredes com a presença do presidente Ramos-Horta e do Bispo de Baucau, D.Basílio do Nascimento", declarou à Agência Lusa Celso Gomes Ferreira, após a audiência. Este novo projecto de cooperação de Paredes com a mais jovem nação asiática visa dar seguimento ao bem sucedido projecto "Uma Fábrica para Timor Leste", que consistiu na criação de uma unidade de fabrico de mobiliário já inaugurada em Março passado no município timorense de Baucau, com o qual o município luso vai geminar-se proximamente. "O êxito do primeiro projecto leva-nos a crer que este modelo de cooperação poderá vir a registar idêntico sucesso em outras áreas, nomeadamente industriais e agrícolas", considerou o presidente da Câmara Municipal de Paredes. "Trata-se de um desafio interessante porque, ao contrário do que em geral acontece nas geminações, que primeiro são formalizadas e só depois surge a cooperação, no nosso caso os municípios de Paredes e Baucau já cooperam, até na área da formação profissional, faltando apenas a geminação", disse Celso Gomes Ferreira.
A ideia da geminação foi lançada pelo Bispo de Baucau, que terça-feira assina em Lisboa com a Câmara Municipal de Paredes um protocolo que prevê o envio de máquinas de costura para aquela diocese timorense, onde serão distribuídas por famílias locais sob critério da igreja local.

"A cimeira de doadores é um grande projecto e que me deixa muito entusiasmado quanto ao seu sucesso, face à necessidade de cooperação entre Portugal e Timor-Leste, uma país que nas últimas décadas se tem visto a braços com a estagnação", referiu o edil. Foi Ramos-Horta, então primeiro-ministro, que em Março deste ano inaugurou uma fábrica de móveis em Baucau, construída com máquinas oferecidas por industriais do concelho de Paredes e cuja expansão tem vindo a ser pensada. O projecto "Uma Fábrica para Timor" envolveu também acções de formação e desenhos técnicos de mobiliários, facultados por profissionais do ramo das madeiras de Paredes, um dos concelhos do país onde esta indústria é mais representativa. Numa primeira fase, a nova unidade industrial de Baucau dedicou-se à produção de linhas de mobiliário escolar para a reconstrução do território, alargando depois gradualmente o seu âmbito produtivo, para fazer face às necessidades do país e eventualmente exportar, aproveitando a qualidade das madeiras timorenses. Ramos Horta terminou hoje a sua visita oficial de dois dias a Portugal, permanecendo no país ainda dois dias em visita privada, depois do que seguirá para a Espanha, onde segunda-feira manterá um encontro com o rei Juan Carlos em Madrid. O chefe de Estado timorense e Prémio Nobel da Paz vai à capital espanhola para participar na Conferência Anual do Clube de Madrid, dedicada ao tema "Energia e Liderança Democrática: a promoção do acesso à energia na redução da pobreza", disse à Lusa fonte do seu gabinete. José Ramos-Horta intervém na conferência a convite pessoal do ex-presidente do Chile Ricardo Lagos, actual presidente do Clube de Madrid. Esta organização integra 66 ex-chefes de Estado e de Governo de países democráticos e tem por missão promover a governação democrática e o desenvolvimento sustentado. Mário Soares, Cavaco Silva, Jorge Sampaio e António Guterres são membros portugueses do Clube de Madrid.

0 comentários:

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP