Expedição descobre uma das maiores concentrações de baleias e golfinhos do planeta (notícia Público Online)

>> 20090103

Fonte: Público online I Helena Geraldes


Excerto
"(...) A expedição, que foi o primeiro grande estudo de cetáceos em Timor-Leste, veio confirmar aquilo que os biólogos marinhos apenas suspeitavam: as águas profundas dos estreitos de Wetar e Ombai, ao largo de Timor - que podem ter até três mil metros de profundidade -, são uma importante rota migratória e corredor para a vida marinha, ligando os oceanos Pacífico e Índico.

(...)

A expedição, coordenada por Mark Meekan, do Instituto australiano para a Ciência Marinha, foi financiada pelo Ministério timorense da Agricultura e das Pescas, no âmbito de um projecto sobre conservação costeira e marinha. O objectivo é desenvolver actividades marinhas sustentáveis e promover o emprego e o desenvolvimento económico.

Mas esta descoberta, além de ser benéfica para Timor-Leste, representa muitos desafios. “O Governo de Timor-Leste reconhece o enorme potencial para o ecoturismo ao longo da sua costa e vai agir com cautela no desenvolvimento dessa indústria”, garantiu Celestino Barreto de Cunha, director das Pescas no Ministério das Agricultura e Pescas. “Estamos comprometidos em garantir a protecção desta biodiversidade marinha e vamos continuar a procurar aconselhamento científico da Austrália sobre o desenvolvimento sustentável da indústria do ecoturismo”, acrescentou."

0 comentários:

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP