Timor: Parque Natural Konis Santana inaugurado hoje
>> 20080802
Fotos: Helena Espadinha
O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, inaugurou hoje, 1 de Agosto de 2008, o primeiro parque natural do país, uma vasta região com florestas virgens, aves e plantas raras, colónias de macacos, zonas costeiras livres de construções, águas cristalinas, areias finíssimas e belos maciços de corais.
O Parque Nacional Nino Konis Santana, com uma superfície de 68.000 hectares de terras e 55.600 hectares de mar, foi um bastião das Falintil durante a ocupação indonésia (1975-1999) e está situado na ponta mais oriental da ilha, que inclui o ilhéu de Jaco, um dos locais mais belos e virgens de Timor-Leste.
«Este parque tem de ser protegido porque os nossos filhos e netos dependerão dele como meio de existência», declarou Xanana Gusmão no momento da inauguração.
O parque é gerido conjuntamente pelo governo e pelas comunidades locais, com a assistência do Birdlife International e do estado australiano de Nova Gales do Sul.
O nome do Parque é uma homenagem a Nino Konis Santana, um destacado comandante das Falintil, que nasceu na aldeia de Tutuala, situada dentro do próprio parque.
Continuamente ocupada, por mais de 40.000 anos, a área é também rica em património arqueológico, nomeadamente as grutas de Ilekerekere, e possui muitos vestígios do período colonial Português e da ocupação japonesa durante a II Guerra Mundial.
0 comentários:
Enviar um comentário