Convite para debate sobre Timor, em Lisboa

>> 20080323

Nota: Embora o cartaz e a carta de convite diga que as pessoas se devem inscrever e essa inscrição seja útil para fixar o tamanho da sala a utilizar, mesmo que não tenham tempo para se inscreverem poderão ir. A entrada é livre e gratuita.

Read more...

“Ending Poverty Through Education - The Challenge of Education for All”

>> 20080319


Ending Poverty Through Education - The Challenge of Education for All” is the title of an article by Koïchiro Matsuura, UNESCO’s Director-General, in the latest issue of the UN Chronicle dedicated to the Millennium Development Goals (MDGs).



Related links:
Fonte: Just Published: UNESCO’s Director-General on education in the UN Chronicle

Read more...

Ramos Horta agradece emocionado aos médicos do hospital de Darwin

O Prémio Nobel da Paz, que foi tratado em dois hospitais de Darwin após o atentado, ofereceu aos médicos e ao pessoal do hospital Royal Adelaide, como prenda, café timorense e uma fotografia sua com o Papa no Vaticano, em Janeiro passado, antes de receber alta.

"É o melhor café do Mundo", disse o Presidente com aspecto magro e barba por fazer. "Quero agradecer-vos a todos pelo carinho e paciência".

Ramos Horta falou também, pela primeira vez, em público, do dia em que foi atacado, afirmando recordar cada detalhe, desde a dor que sentiu até ao charco de sangue em que se viu envolvido e a dura viagem de ambulância até ao hospital de Díli.
TSF Online

video

Como a RTP não permite fazer douwnload do video, aqui fica o link:

http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?headline=98&visual=25&article=334297&tema=31

Read more...

Professores, precisam-se!

>> 20080318

14-03-2008 - “We recognise the EFA goals will not be achieved globally if they are not achieved in the E-9 countries, noting that some countries may face greater challenges than others in meeting the EFA goals by the 2015 target date.”

Education ministers at the Seventh Ministerial Review Meeting of the Nine High-Population (E-9) Countries (10-12 March, Bali, Indonesia) have recognized the vital role of teachers in improving the quality of education as well as expanded access and equity.

In a 13-point declaration adopted at the conclusion of the conference, the ministers, who represent 60 per cent of the world’s population, stressed the central role of teachers in the attaining the Education for All (EFA) goals, and underlined the importance of South-South co-operation.

The E-9 countries (Bangladesh, Brazil, China, Egypt, India, Indonesia, Mexico, Nigeria, and Pakistan) represent half the world’s population, but only half the teachers are trained in some countries.

Contact: efa@unesco.org

Related links

UNESCO’s work in teacher education
Read about the Initiative on Teacher Training in sub-Saharan Africa (TTISSA)»

Read more...

Criança vítima da gripe das aves

>> 20080317

"Um rapaz de 11 anos morreu com gripe das aves a 14 de Março", segundo o director do Instituto, Nguyen Tran Hien.

Desde o início do ano, o Vietname já tinha anunciado a morte de quatro adultos infectados com o vírus H5N1 da gripe das aves. Todas as vítimas mortais são originárias do norte.

Este novo caso mortal eleva para 52 o número de mortos devido à gripe das aves identificados pelas autoridades do Vietname." (Lusa/SIC)

Read more...

Quem tem medo dos professores???

>> 20080316

É com um enorme sentido de honra que coloco aqui uma reportagem do JN, subordinada ao super tema EDUCAÇÃO. E ... quem é que está na imagem?!! O nosso querido colega e amigo Paulo Guinote :-)

JN 16 de Março de 2008 [TEXTO, Sarah Adamopoulos & FOTOGRAFIA, Pedro Azevedo]



[é só clicar!]

Read more...

Kirsty Gusmao Bendigo bound

>> 20080313



''The skills the woman has are astounding,'' Mr Scott said.

''She speaks five languages and is extremely involved in a lot of areas, but particularly education and, of course, she also has a long association with Bendigo.'' He said Ms Sword Gusmao had also been instrumental in Bendigo's ability to play a major role in rebuilding and supplying schools in East Timor, including a bid to ship large quantities of old school equipment.

Read more...

Semana de Acção Global pela Educação (SAGE)

>> 20080312

«A Campanha Global pela Educação (CGE) é uma coligação internacional de organizações da sociedade civil. Exige dos governos que garantam o direito à educação para todos, em particular cumprindo a promessa de atingir o ensino primário gratuito, de qualidade e universal até 2015.

Para contribuir para o objectivo da Educação Para Todos, a CGE organiza desde 2001 a Semana de Acção Global para a Educação (SAGE) na última semana de Abril. As organizações parceiras nesta coligação trabalham em conjunto para chamar a atenção dos representantes políticos, membros das comunidade educativa, meios de comunicação social e da sociedade em geral, sobre a necessidade de tornar real e efectivo o direito a uma educação básica de qualidade.
Em 2008, a SAGE tem lugar de 21 a 27 de Abril e nela trabalharão milhões de pessoas em todo o mundo. Sob o lema “Mais Educação, Menos Exclusão ! - Educação de qualidade para acabar com a Exclusão”, propõem várias actividades escolares e ainda um regresso à escola, protagonizado pelos políticos e responsáveis pela educação. Será a Maior Aula do Mundo, a realizar dia 23 de Abril.»

Veja os recursos (aqui)

Read more...

Timor-Leste: Embaixador timorense em Lisboa confiante no restabelecimento da ordem pública no país

Read more...

Sinais de mudança na sociedade timorense - Carreira na polícia atrai cada vez mais mulheres


"Elfia Gonçalves Pereira tem 28 anos e dois filhos. Antes de sair para o trabalho tem que cumprir com todas as obrigações comuns à maior parte das outras mulheres de Timor-Leste: tratar da casa, fazer as compras, cuidar das crianças e cozinhar para a família. Mas, quando vai trabalhar é um exemplo da mudança dos tempos.

Porque Elfia é uma das, ainda, poucas mulheres polícia do país. E já tem um cargo importante: é chefe do departamento de bases de dados criminais.

Num país onde mais de metade da população é do sexo feminino e onde a questão da segurança ainda não está, de todo, resolvida, as autoridades esperam conseguir atrair cada vez mais mulheres para ocuparem cargos e fazerem trabalhos que, até aqui e tradicionalmente, estavam reservados aos homens.

Mas ainda há barreiras culturais a ultrapassar e, para já, Elfia vai continuar a ser a única mulher oficial nesta esquadra de polícia de Díli." (SIC)


Read more...

NINO KONIS SANTANA

Herói da Luta pela Independência de Timor morreu há 10 anos

Nino Konis Santana (1957-1998) foi comandante das FALINTIL, forças de guerrilha que lutaram contra a invasão da Indonésia e pela independência de Timor-Leste.

Nino Konis Santana nasceu em 1957 na aldeia de Veru, subdistrito de Tutuala, perto de Lospalos, distrito de Lautém, sendo baptizado com o nome de Antoninho Santana. Enquanto jovem, Nino foi dirigente da UNETIM (União Nacional dos Estudantes Timorenses). Foi membro da comissão que preparou o processo eleitoral em Lospalos em 1974 e foi professor, na mesma localidade, até à invasão indonésia de Dezembro de 1975.

Após a invasão e a ocupação indonésia, Konis Santana buscou refúgio nas montanhas e ingressou na luta armada, na Região Militar de Lospalos.

Em 1981 foi nomeado membro do grupo de ligação liderado por Xanana Gusmão. No início de 1992, após a captura de José da Costa, aliás "Mau Hodu Ran Kadalak", passou a adido político de Xanana Gusmão. Com a prisão de Xanana em Novembro de 1992, Konis Santana foi nomeado membro do Comité Político-Militar liderado por António João Gomes da Costa, conhecido pelo nome de guerra "Ma'Hunu", que acabou também por ser capturado pelas forças indonésias no ano seguinte em Manufahi.

Nino Konis Santana ascendeu, então, a comandante operacional das FALINTIL tendo reorganizado a resistência com o estabelecimento do Conselho Executivo da Luta Armada e da Frente Clandestina, coordenando toda a actividade da resistência dentro do território. Nino Konis Santana foi ainda Secretário do Comité Directivo da FRETILIN.

Com o objectivo de levar a guerra à parte ocidental da ilha, Konis Santana fixou-se em Ermera em 1991, com a ajuda de familiares que viviam na zona, construiu um pequeno oratório dedicada a Nossa Senhora de Fátima. Por baixo, ficava um esconderijo que incluía uma pequena sala, um quarto de dormir e um quarto de banho, onde Konis viveu os últimos seis anos da sua vida.

Apesar da presença constante do exército indonésio nas redondezas, o esconderijo nunca foi descoberto. Konis acabou por falecer a 11 de Março de 1998 na sequência de complicações de saúde e da falta de assistência médica à altura. Com a sua morte a liderança da luta armada de Timor-Leste passou a ser assumida por Taur Matan Ruak, até à realização do referendo que decidiu a independência do território.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Read more...

Xanana Gusmão visitou Ramos Horta em Darwin

>> 20080310

"O Presidente recupera bem"

O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, visitou hoje José Ramos Horta em Darwin, Austrália, onde constatou que "o Presidente recupera bem, está lúcido e preocupa-se com tudo, com todos os problemas".

videoFonte: ABC

"Não foi uma visita de serviço, foi uma visita de solidariedade. Não podia fazer uma agenda de pontos mas tive que reduzir a intensidade das questões", explicou Xanana Gusmão sobre a conversa com José Ramos Horta".
Xanana Gusmão disse ainda que informou Ramos-Horta sobre os esforços que estão a ser feitos para capturar os restantes rebeldes.

O PM Xanana, nesta primeira visita, fez-se acompanhar por sua mulher Kirsty Sword Gusmão e o filho mais velho, Alexandre, afilhado do Presidente Ramos-Horta.

videoFonte: SIC

Read more...

Gabriel Fauré - Requiem em Ré menor, Op. 48

>> 20080307



In paradisum deducant te angeli,
in tuo adventu
suscipiant te martyres,
et perducant te
in civitatem sanctam Jerusalem.
Chorus angelorum te suscipiat,
et cum Lazaro quondam paupere
aeternam habeas requiem.

May the angels lead you into paradise,
may the martyrs receive you
in your coming,
and may they guide you
into the holy city, Jerusalem.
May the chorus of angels receive you
and with Lazarus once poor
may you have eternal rest.

Read more...

Para ti, querida amiga

>> 20080306

Foto do Skorpios

Read more...

Dedicado a uma amiga muito especial

Read more...

Acordo ortográfico - Governo português aprova transição de seis anos

«O ministro da Presidência afirmou hoje que Portugal será "fiel" aos compromissos do acordo ortográfico de 1991 e sublinhou que o prazo de seis anos de transição "é razoável" para a adaptação às modificações previstas no acordo.

(...)

"O Governo decidiu adoptar medidas de transição por um prazo de seis anos - prazo que julgamos suficiente e razoável para que essa transição possa ocorrer", afirmou Pedro Silva Pereira no final do Conselho de Ministros que aprovou uma proposta de resolução sobre o segundo protocolo modificativo ao acordo ortográfico da língua portuguesa.» (SIC online)

Artigos relacionados:

---
Vídeo aqui (RTP)
---

Leia aqui a proposta do Governo aprovada em Conselho de Ministros.

Leia aqui o que muda com o Acordo Ortográfico

Read more...

East Timor Women / Mulheres de Timor-Leste

>> 20080304


Timor woman

Manacled by your misery

Timor woman

Your spirit bound in servitude

(Xanana Gusmão)



"The women of East Timor invite you to share in our lives through this web site which has been created to raise awareness about the plight of women in East Timor. (...)" [read more at “East Timor Women]



Foto de TietHo




JUSTICE

DEVELOPMENT

Read more...

Vídeos das notícias mais relevantes do dia

>> 20080303


Ramos-Horta transferido para hospital particular
[notícia RTP & link do vídeo]



Gastão Salsinha entregou-se às autoridades
[notícia RTP & link do vídeo]

Read more...

???

»(...) O artigo publicada pelo principal jornal diário em Dili, da autoria do Vicente Maubossy, justifica o seu argumentou com referência aos delegados da Moçambique e Angola, “« a delegação Moçambicano na reunião da CPLP, já tinha conhecimento sobre o que vai suceder na manhã de 11/02, já preparava para regressar na segunda feira (11/02)»”. (idem) referiu ainda, Vice-Ministro da Angola recebeu um telefonema de um dirigente da FRETILIN para confirmar, se o PM já estava na salão Nobre da Conferência antes das 08:00 (11/02). Acrescentou ainda no artigo,”próprio um dirigente da FRETILIN cancelou a participação das suas familiares que iam participar na dança folclórico timorense em recessão aos convidados, porque já souberam antes o que iria acontecer no dia 11/02, justificou o autor”. (...) » ( FORUM HAKSESUK em Alguns delegados da CPLP tinham conhecimento do atentado antes do 11/02)

Read more...

Boas novas!!!

Gastão Salsinha, líder do grupo que atacou o Presidente Ramos-Horta e o chefe de Governo, Xanana Gusmão,no passado dia 11, entregou-se hoje às autoridades, revelou Gino Neves, comandante da Polícia Militar timorense.

Segundo disse Gino Neves à Agência Lusa e à RTP, Gastão Salsinha, ex-tenente das Falintil-Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL), apresentou-se hoje ao pároco de Gleno, distrito de Ermera, para se entregar à Polícia Militar.

De acordo com Gino Neves, Gastão Salsinha entregou-se juntamente com seis outros homens, encontrando-se já todos nas instalações da Polícia Militar.” (Diário Digital / Lusa 03-03-2008)

Read more...

Direitos humanos em avaliação

>> 20080302



Cumprimento dos direitos humanos em avaliação


"A ONU inicia segunda-feira, em Genebra, o novo processo de avaliação do cumprimento dos Direitos Humanos em praticamente todos os países do mundo, incluindo Portugal."

Fonte: SIC Lusa, 02-03-2008 20:00



[Clique para ampliar]

Read more...

Ramos-Horta perdoa Reinado e pede apoio para a família

"O presidente da República timorense perdoou Alfredo Reinado, responsável pelos ataques de 11 de Fevereiro e que foi morto na altura, e pediu ao Governo que apoie a sua família, afirmou hoje o chefe de Estado interino. (...)" (Díli, 03 Mar -Lusa)

Read more...

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP