Sobre as eleições para chefes de suco
>> 20091010
"Díli, 09 Out(Lusa) - O presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) em Timor-Leste, Faustino Cardoso Gomes, disse que as eleições de hoje para os chefes de suco decorreram com normalidade e grande afluência, ainda que com problemas pontuais [Dois feridos em incidentes perto de Baucau na votação para os sucos (n.a.)].
"A eleição para as lideranças comunitárias decorreu muito bem, com calma e de forma pacífica em quase todo o território, com elevada participação dos eleitores, apesar do calor e das filas de espera", declarou aos jornalistas.
Na conferência de imprensa de balanço do acto eleitoral, o presidente da CNE considerou que a forma como decorreu a votação "significa que o povo de Timor-Leste tem uma alta sensibilidade cívica e democrática".(Lusa/RTP)
2 comentários:
Comparemos este civismo com as nossas taxas de abstenção...
Não há mesmo comparação possível.
42 anos de fascismo em Portugal e 24 anos de uma ocupação violentíssima e assassina podem bastar.
Existe uma diferença muito grande. A classe política portuguesa está "desgastada", os cidadãos estão fartos de tais personagens e suas políticas. Em Timor a coisa está longe desse ponto, embora se tenham já notado sinais de saturação em relação a líderes políticos. 2007 foi exemplo disso.
Mas o pormenor mais importante é que estas eleições dos sucos não é coisa para partidos políticos e aí sim, até eu votava.
Timor-Leste é realmente um exemplo, pena seja que em Portugal a direita e a esquerda não se tenham junto para apresentar uma plataforma de partidos ao sr. Cavaco, tinham seguramente maioria absoluta... mesmo com tanta e "vergonhosa" abstenção. Isto para correrem com o Pinócrates! Mas está quieto, impensável, utópico.
Não eram essas as palavras de ordem ditas e escritas à boca-cheia faz uns larguíssimos meses? "votem à esquerda ou à direita, menos no Sócrates!" Pelos vistos era mesmo fogo de vista e... tanto a esquerda como a direita o defenderam.
Tem-se o que se merece.
Enviar um comentário