Desemprego é ameaça latente à paz social

>> 20080930

A alta taxa de desemprego em Timor-Leste, um dos países mais pobres da Ásia, continua a suscitar preocupações quanto ao facto de a violência poder voltar às ruas.

Cerca de 80 por cento dos jovens timorenses abandonam a escola sem qualquer perspectiva de emprego, podendo ser um “terreno fértil” para lançar a agitação.


Unemployment threatens East Timor peace, 29 Sept 2008

video

AlJazeeraEnglish

Read more...

>> 20080929



Timor-Leste: "Acusar é fácil, justificar é difícil",

diz PGR Longuinhos Monteiro


Dili, 29 Set (Lusa) - O Procurador-geral da República de Timor-Leste, Longuinhos Monteiro, declarou hoje em Díli à Agência Lusa que "acusar é fácil mas justificar é difícil", acusando a classe política de "falta de maturidade".


Longuinhos Monteiro foi entrevistado pela Lusa horas antes da primeira inquirição de um elemento do Estado-Maior das Forças Armadas sobre a transferência de armas em 2006.

"Fazer justiça não é tão fácil como acusar as pessoas publicamente. Acusar é fácil, justificar é difícil", afirmou Longuinhos Monteiro à Lusa.

"O nosso trabalho é justificar. Mas não para satisfazer ninguém. Trabalhamos segundo a lei", explicou.
O Procurador-geral timorense reagiu às críticas e ameaças de que tem sido alvo, considerando que a PGR "está entre a espada e a parede".

"A verdade é a verdade e tem de ser esclarecida", afirmou Longuinhos Monteiro.


.../...


Em paralelo, a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao Presidente da República o levantamento da imunidade do chefe do Estado-Maior-general das F-FDTL, brigadeiro-general Taur Matan Ruak, e do ex-ministro da Defesa, Roque Rodrigues.

"O pedido foi feito há quatro meses e até agora não tivemos nenhuma notícia", afirmou Longuinhos Monteiro.


.../...



Read more...

Xanana em Lisboa... EXPRESSO





Read more...

MARCHA DA PAZ - FIASCO OU SUCESSO?

>> 20080927




Um dos organizadores da dita "Marcha da Paz" alkatiriana confidenciou que estão a encontrar alguma dificuldade em mobilizar gentes lorosae para esta projectada marcha. E se encontram alguma resistência das gentes que costumavam ser-lhes muito fiéis (e que costumavam obedecer a voz do dono), então, estão a encontrar sérias dificuldades em mobilizar as gentes loromonu.

.../...



A Fretilin vai ficar a saber que o Povo Timorense não se deixa enganar facilmente!...


Read more...

Xanana Gusmão, Primeiro Ministro da RDTL vem a Portugal em breve :-)

>> 20080926

Foto de nopasaran (12 Março 2006 - Coimbra)


Parabéns, Timor-Leste!! :-)

A fonte por excelência: Fórum Haksesuk

Read more...

Sempre os achei mentirosos!

>> 20080925

Ora toma lá para não mentires tanto ...


Para quem não conhece, há um local na WEB (há vários mas este funciona bem e posso comprovar) que diz qual o valor, no caso é 'moeda' virtual, de um qualquer blogue.
Posso dizer que um dos blogues mais lidos (penso que o mais lido) em Portugal, na área da educação, é o blog do Paulo Guinote [
$140,000.]. A Sinistra Ministra [$31,614.24.], muito mais 'pequenino' mas com mais de 500 leitores (diferentes e o valor oscila ... geralmente para cima - já atingimos os 2000 leitores - diferentes - em 24 horas) e cerca de (ou mais) de mil cliques por dia (já atingimos milhares de cliques por dia). Mas, tudo isto para exemplificar fundamentadamente ....

Assim:

  • Devem ir lá, cada um, N vezes ao dia pelo que inflacionam até esse número (sim, contam as suas visitas - nós não contamos). Desse modo, suponho que o número de pessoas diferentes que vão ao TLN por dia deve ser semelhante ao número de pessoas que visitam o UMA LULIK [$8,468.10] ou pouco mais.
Francamente, estou-me nas tintas para a titularidade mas gosto muito de ver a verdade em cima da mesa. Assim, se quiserem comprovar, apareçam no site que referi e coloquem lá os endereços dos blogues que quiserem ...

Bom final de semana para todos e vergonha na cara para os mentirosos do costume.

Pormenor, o Timor Lorosae Nação vale $9,032.64.

Read more...

Marcha pela Paz ou Marcha pelo Poder?

>> 20080924

Imagem e fonte: Forum Haksesuk

Qual a razão de uma "marcha pela paz" quando Timor se encontra numa situação de paz social?!
Objectivos obscuros se adivinham. Muita atenção!...

Read more...

Na altura, fiquei calada.

>> 20080923

Antes do 11 de Fevereiro, mais precisamente no dia 17 de Novembro de 2007, ouvi um membro da FRETILIN Coimbra avisar um amigo meu de ... :"atenção aos próximos 3 meses. Daqui a 3 meses a gente fala". As palavras não são textuais mas a mensagem é. O emissor referia-se a algo que iria acontecer. Algo que a FRETILIN iria ver com agrado.

11 de Fevereiro, já sabemos, agora. Coincidência?

E agora, lê-se no mais terrível blogue que conheço:


Imagem PrtSc do blogue TLN aqui (20 de Setembro de 2008 20:15")



http://klaak-semanal.blogspot.com/


Read more...

APELO!

>> 20080921

Imagem: montagem a partir de um post do blog "O Eça" (Sábado, 20 de Setembro de 2008), Carlos Reis, o professor missionário

Transcreve-se uma pequena parte do texto mas aconselhamos a leitura completa do post (ou clicando na imagem para ampliar ou visitando a fonte original):
"(...) Apesar de tudo este professor continua em Timor.

Está agora a trabalhar num grande projecto para o re-implantação de língua portuguesa em Timor: fundar uma escola exclusivamente leccionada em português desde o ensino primário. A começar com uma turma. Com um único professor. E com a prata da casa: ele próprio, Carlos Reis. Numas instalações incendiadas pelos indonésios em 1999, que vão ser arranjadas com o dinheiro do seu próprio bolso, suas magras economias.

Faço um apelo aos meus leitores (professores, arquitectos, autarcas e outros profissionais) para ajudarem a erguer a projectada escola, dentro das suas possibilidades.

Deixo aqui o seu contacto:

*e-correio (e-mail): carlosmanatuto2003@yahoo.com.br
*telemóvel: +670 729 8454" (Sebastião, "O Eça", Carlos Reis, o professor missionário)

Read more...

20 SETEMBRO 1999 - Forças da ONU entram em Timor

>> 20080920

Foi há, precisamente, 9 anos...



A INTERFET (força multinacional de paz para Timor-Leste, de 7 mil homens, comandada pela Austrália) começa a desembarcar em Díli, queimada, destruída e esvaziada dos seus habitantes.






Cerca de 250 mil timorenses são expulsos ou transferidos, pelas milícias, para a zona ocidental da Ilha, sob controle indonésio.


Milhares de pessoas tinham abandonado a cidade, refugiando-se nas montanhas próximas.


A violência pós-referendo causou entre mil e dois mil mortos.





O “Primeiro relatório periódico da força multinacional em Timor Leste” (que haveria de ser publicado a 29 de Setembro) relatava que, aquando da sua chegada a Timor, “a INTERFET encontrou um ambiente em que as infra-estruturas civis haviam sido seriamente
danificadas e onde não existia qualquer administração civil efectiva ...


A situação era ainda pior pela efectiva cessação da administração civil indonésia em Timor-Leste e a suspensão da lei marcial no território ... É necessário definir que sistema jurídico e policial interino deverá ser aplicado em Timor-Leste até à implementação da fase III. É imperativo que medidas urgentes sejam tomadas para resolver os problemas da administração civil e da falta
de infra-estruturas ...”



Read more...

Relatório da ONU destaca crescente presença feminina na política timorense

>> 20080919

"A crescente presença feminina na política timorense é destacada pelas Nações Unidas num relatório hoje divulgado que sublinha que as mulheres ocupam 30 por cento dos lugares no parlamento e lideram três dos nove ministérios.

"Hoje, as mulheres em Timor-Leste estão representadas em número significativo e ao mais alto nível nas tomadas de decisão políticas e cada vez mais a nível local: são perto de 30 por cento dos deputados, detêm três ministérios-chave - Justiça, Finanças e Solidariedade Social - e um número significativo de assentos nos conselhos municipais", refere o relatório da ONU sobre o progresso das mulheres no mundo.

O relatório lembra que 47 por cento dos votantes nas eleições legislativas timorenses de 2007 foram mulheres e que 20 dos 65 membros do parlamento que saíram desse escrutínio são do sexo feminino.

A representação numérica é ainda reforçada por "um forte empenhamento público na igualdade de género", refere o relatório, que aponta a existência de diversos organismos e entidades dedicados aos direitos das mulheres.

Uma comissão parlamentar dedicada à Igualdade de Género, Redução da Pobreza e Desenvolvimento Rural e Regional, uma secretária de Estado da Promoção da Igualdade e uma comissão para a Igualdade de Género dependentes do gabinete do primeiro-ministro são destacadas pela ONU. (...)" (Lisboa, 18 Set- Lusa)

Read more...

Projecto “Crianças vulneráveis”

"Lançado dicionário audio-visual em português

Um dicionário em Língua Portuguesa destinado a pessoas surdas e mudas será lançado brevemente em Luanda, pela Embaixada da Itália em Angola.
De acordo com um documento daquela representação diplomática distribuído à Angop, o lançamento do dicionário é uma componente de um projecto do governo italiano denominado “Crianças vulneráveis”.
O referido projecto dividiu-se em três fases, sendo a primeira a da “Política de integração”, a segunda de “Formação de professores” e a fase em curso de “Implementação da língua gestual”. “Crianças vulneráveis” é um programa executado pelo Ministério Angolano da Educação, através da Direcção Nacional do Ensino Especial, e monitorado pela Unesco. O mesmo está orçado em 524 mil e 836 dólares." (Jornal de Angola)

Read more...

TLN - Mais comentários apagados ...

>> 20080917





Não filtrei mas há alguns comentários bem interessantes ...

Read more...

Voltando ao Timor Lorosae Nação - alguns dos comentários apagados




Read more...

Voltando à vaca fria e à falta de integridade do TLN

Assim de repente, transcrevo os dois últimos comentários para que se compreenda porque é que de vez em quando coloco aqui um monte de imagens do blogue mais detestável que conheço sobre Timor. Desculpem-me o tom mas é para a pessoa ficar indignada!
Em seguida, reporei os comentários que se fizeram no dito blog até determinada hora. Para esse efeito, converterei a cópia em texto para JPEG.
Anónimo Anónimo disse...

Curioso ou mesmo espantoso como vocês apagam comentários de outras pessoas, caso da Moriae e de mim próprio e, por outro lado, dão todo o tempo de antena à verborreia suja da criatura que se assina por Aikurus!...

Porque será?!

É mais do vosso agrado, serve melhor os vossos obscuros interesses, claro...

( Claro que também vão apagar este comentário, já estou à espera... )

17 de Setembro de 2008 19:35

Blogger Moriae disse...

Que blogue mais faccioso e sem escrúpulos ... Bom, tenho cópia de todos os comentários (em JPEG, PDF, WORD) ou seja ... para memória futura.

Gente mesquinha ...

17 de Setembro de 2008 19:38

Eliminar
Endereço: https://www.blogger.com/comment.g?blogID=7480044461303614384&postID=4806798355485982860&page=1

Read more...

"Biblioteca e Museu Nacional nas prioridades do Governo para a Cultura"

Artigo no site da Visão

Excerto:


"(...) "A cultura é um instrumento indispensável no processo de construção de identidade nacional e nos objectivos mais vastos de paz e coesão social", diz o Plano Estratégico da SEC para 2008-2012.

Virgílio Simith afirmou à Agência Lusa que uma das ideias em discussão é conceder todos os anos à área cultural uma percentagem da transferência do Fundo Petrolífero no Orçamento Geral do Estado.

Seria assim possível financiar a médio prazo os projectos estruturantes como a BNTL e o MNTL mas também a Escola Superior de Belas-Artes (ESBATL) e a Escola Superior de Música (ESMTL), "cujas bases estão em andamento", acrescentou Virgílio Simith.(...)"

Read more...

Que estejam TODOS bem!

>> 20080916

Imagem à direita: PrtSc de imagem IRIS Seismic Monitor

Notícias relacionadas:
Terremoto de 6,1 graus atinge o Timor Leste
JC OnLine - Recife,PE,Brazil
Um poderoso terremoto ocorreu hoje perto da capital do Timor Leste, Díli, fazendo com que moradores assustados fugissem de suas residências. ...
Veja todos os artigos sobre este tópico
Terremoto de 6,1 graus atinge o Timor Leste
Agencia Estado - Sao Paulo,SP,Brazil
Díli - Um poderoso terremoto ocorreu hoje perto da capital do Timor Leste, Díli, fazendo com que moradores assustados fugissem de suas residências. ...
Veja todos os artigos sobre este tópico
Terremoto de 6,1 graus atinge o Timor Leste sem deixar vítimas
Folha Online - São Paulo,SP,Brazil
Um terremoto de 6,1 graus na escala Richter atingiu nesta terça-feira Díli, a capital do Timor Leste, fazendo com que moradores amedrontados deixassem suas ...
Veja todos os artigos sobre este tópico
Terramoto ao largo da Costa Sul de Timor
Fábrica de Conteúdos - Coimbra,Portugal
A agência geofísica norte-americana registou um sismo de magnitude 6,1 na escala aberta de Richter, ao largo da costa Sul de Timor. Até ao momento, o Centro ...
Veja todos os artigos sobre este tópico
Terremoto de 6,1 graus atinge Mar do Timor; não há vítimas
Agência Lusa - São Paulo,SP,Brazil
O Centro Nacional de Operações do Timor Leste, em Dili, afirmou à Agência Lusa, cerca de 15 minutos após a ocorrência do tremor, que não foi lançado nenhum ...
Veja todos os artigos sobre este tópico

AFP
Forte tremor abala o Timor Leste
AFP
DILI (AFP) — Um forte terremoto de 6,3 graus afetou nesta terça-feira o sudeste do Timor Leste, segundo sismólogos da Indonésia. O tremor não foi sentido em ...
Veja todos os artigos sobre este tópico
Terremoto de magnitude 6,1 assusta Timor Leste, mas não deixa vítimas
G1.com.br - Brazil
O Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA informou que o tremor ocorreu à 8h15 (horário de Brasília) desta terça-feira (16), com epicentro no Mar do Timor, ...
Veja todos os artigos sobre este tópico
Sismo de 6.3 abala Timor-Leste
Diário IOL - Lisboa,Portugal
Um forte sismo de 6.3 na escala de Richter fez-se sentir esta terça-feira em Timor-Leste, avança a agênciaXinhua. Segundo o serviço de meteorologia ...
Veja todos os artigos sobre este tópico
Sismo de magnitude 6,1 sentido em Timor Leste
Público.pt - Lisboa,Lisboa,Portugal
Um sismo de magnitude 6,1 na escala de Richter foi sentido esta tarde em Timor Leste, não havendo, para já informações sobre danos materiais ou vítimas ...
Veja todos os artigos sobre este tópico
Terremoto de 6,1 graus Richter atinge o Timor-Leste
G1.com.br - Brazil
Um terremoto de 6,1 graus na escala Richter atingiu hoje o Timor-Leste, mas as autoridades da nação de pouco mais de 900 mil habitantes tenham informado ...
Veja todos os artigos sobre este tópico

Read more...

Relatório sobre os atentados a 11 de Fevereiro de 2008

Imagem: página 3/58

REPORT - UNMIT INTERNAL REVIEW PANEL

CONDUCTED FROM 1 APRIL TO 24 APRIL 2008

ON THE UN ACTIONS IN RESPONSE TO THE ATTACKS ON THE PRESIDENT AND THE PRIME MINISTER ON 11 FEBRUARY 2008


Fonte: Helena Espadinha

Read more...

Timor-Leste Textiles Exhibition and Forum: Meanings, Makers and Markets

Imagem daqui

Read more...

"Please help us to help the children of East Timor"


"Our mission is to assist in the education of the children so that they have the opportunity to enhance their lives and those of the community.

The way we do this is by a sponsorship program. This program allows individuals to sponsor children from the orphanage. Our aim is to gain sponsorship for the entire orphanage so that their future is ensured." (East Timor Childrens Fund)

Read more...

Actualidades... 15 de Setembro de...

>> 20080915

Não nos esqueceremos e muito menos faremos com que não se relembrem... pior ainda para os que não sabem, a esses convirá sempre informá-los. Só faltava agora aturar "especialistas" que digam o que se deve ou não fazer. Para essa carreira já demos (eu nunca dei...).

Com base no Jornal de Notícias (edição impressa), efemérides do dia, relevo especial para Timor-Leste... sempre! Para a ONU! Para Kofi Annan e sem margens para dúvidas, para o comandante Kay Rala Xanana Gusmão! E a TODOS/AS que por esse mundo fora se levantaram antes para que a ONU também os ouvisse.


A simbologia desta imagem, a calma da mão de Kofi Annan, o olhar... o punho cerrado de Xanana e a humildade que a sua pose transmite... cada um vê como quer... Cá para mim, esta decisão da ONU, já no "longínquo" dia 15 de Setembro de 1999, foi provavelmente das decisões que mais me agradou ver ser tomada por essa organização. Parece-me que muita gente a queria assim também. Não a repetir, relembrando-a, seria simplesmente esquecer também o dia 30 de Agosto desse mesmo ano - O Dia! Dia que seguramente pesou e muito para esse desfecho, pois a dimensão daqueles que queriam a Independência foi arrasadora... a ONU "só pecou" por não ter tomado as rédeas da segurança antes mesmo do Referendo! Mas acordos oblige... o certo é que a intervenção em Timor-Leste com a INTERFET foi das mais positivas na História da própria Organização, mas nesta altura o dia ainda não tinha chegado... não tardaria, a 20. Lá iremos... que seca... ;)

Read more...

Dedicado ao Mari Alkatiri

Imagem: Fotografia e quadro da Moriae

Recomendações:

Fonte: Anti Malai Azul em ALGUNS TEXTOS DE LEITURA OBRIGATÓRIA

Read more...

ALL THE SAME - free hugs

>> 20080912

Não é novo mas sempre actual...



Thanks PeaceOnEarth123 and
Views: 30,374,370 people free hugs
and specials thanks to Juan Mann

Abraço do tamanho do mundo para Timor-Leste... e'

Read more...

11 de Setembro de 2001 - a grande mentira...

>> 20080911

DO YOU THINK YOU KNOW WHAT REALLY HAPPEN?

911 In Plane Site (Directors Cut)


Loose Change (2º Edition Updated) - legendado em português
As movimentações astronómicas de acções na bolsa americana que antecederam os acontecimentos de 11 de Setembro de 2001, são também belíssimos factos que nunca foram investigados e levados às últimas consequências. Mas em economia ... vale tudo.


SEPTEMBER 11 REVISITED
Documentary proves the WTC was destroyed by military explosives



Três pertinentes videos... mas há mais, basta pesquisar...


Este, por exemplo, em 3 partes: 911 Eyewitness 1 of 3 - 911 Eyewitness 2 of 3 - 911 Eyewitness 3 of 3...

E este?
TerrorStorm (911, London, Madrid Bombings, Conspiracy), onde se podem ouvir e ver outras tantas dúvidas e questões levantadas em que a administração americana e os seus aliados desde as primeiras horas dos respectivos acontecimentos manipularam a opinião pública mundial por via do efeito massivo da (contra)informação e sobretudo da informação manipulada para o efeito!

A quantidade de perguntas levantadas e de factos existentes nestes documentários (só os cegos os não vêem) e que nunca foram investigados pelas autoridades americanas, (e isso já quer dizer muito!) deixa o campo aberto para a evidência de que os ataques foram executados internamente. Quem foram os seus mentores?


Para os que gostam de Michael Moore ... chamem-lhe teoria das conspirações ou mais próximo da verdade do que o que se pensa... ou nos querem fazer crer...

Já agora, publicidade a um filme que está para sair a 19 de Setembro e lembrem-se que houve oposição visível e massiva às políticas adoptadas pelo capitalismo desenfreado da administração americana, de que hoje estamos a sofrer consequências. Essa oposição manifestou-se em grande escala em diversas situações, sobretudo nos famosos eventos do G8. Neste filme, baseado em acontecimentos verídicos, a atenção recai sobre Seattle, Novembro e Dezembro de 1999. Na internet a censura vai de tal ordem que os testemunhos daquilo que se passou, desde textos e videos... foram e são simplesmente silenciados! Apenas um exemplo, já só apanhado por "cache", muitos mais há, é este link aqui. Apenas um dos links neste "cache" está activo e veja-se o seu conteúdo e "direcção", tudo o resto dá "error". Mais um exemplo da manipulação sobre a informação sonegada.

Voltando ao filme para 19 de Setembro de 2008
(clique na imagem abaixo ou aqui e vá estando informado)


Bom visionamento!
Já têm para umas horas para colocarem em dúvida as certezas que eventualmente poderiam ter... sobre grandes eventos que nos querem fazer engolir...

Read more...

A 10 de Setembro de 1999... os EUA abriram a boca...

>> 20080910


No dia 10 de Setembro de 1999 com a questão de Timor-Leste na boca do mundo pelas piores razões: violência, mortes, desaparecidos, centenas de milhares de deslocados, deportados, após um referendo que deu voz ao Povo Timorense rumo à Independência de Timor-Leste, Bill Clinton acaba ele também por abrir a boca e pressionar a Indonésia para terminar imediatamente com a violência em Timor-Leste. Esse abrir de boca tem como resultado "aceitação", por parte do presidente indonésio, da entrada em Timor-Leste de uma força de paz internacional visto que as tropas indonésias no terreno eram parte activa da violência.

A ONU tinha anunciado a 8 de Setembro a sua retirada total devido à total falta de segurança dos seus elementos... a 10 Clinton fala, a 12 Habibie aceita a entrada da força e a 15 a ONU aprova o envio da força a que lhe dá o nome de INTERFET e que entra em Timor-Leste no dia 20 de Setembro de 1999... finalmente!


Mais vale tarde e a más horas... que nunca!

Read more...

Dia 8 de Setembro de 1999... os 3 minutos de silêncio... Por Timor

>> 20080908

As sirenes dos bombeiros ouviram-se ininterruptas nesses 3 minutos... parámos por Timor-Leste como nunca parámos por mais nada... TODOS

Rossio

a dignidade com que se estava

Não esquecerei estas duas pessoas. O homem da Carris disse: "ai vão parar vão, sim senhor, todos... eu sou da Carris e sei..." e agarrou-se com determinação à bandeira que mais tarde, junto à Embaixada dos EUA criou celeuma para uma certa esquerda que se "esqueceu" ou fez-se esquecida e aproveitar o momento para ter mostrado aos restantes membros permanentes da ONU, dos quais faziam parte e fazem, a China e a Russia, pessoas que se fartaram de mandar piropos. Remata o homem da Carris: "vamos lá!" e fomos. O autocarro da Carris que se aproximava vindo da Av. da Liberdade já não avançou... eram 15h00... o jovem na imagem aproximou-se e pediu-me quase sussurrando: "... posso pegar nessa bandeira?", permitiu-me assim tirar estas imagens... obrigado a ambos...

Esta imagem coloco-a aqui pois é especial, a razão não vem ao caso agora mas tem a ver com a comitiva onde se "extraviou" uma caixa de fotografias, já em 2000. Há sempre uns espertos ou quiçá, uma esperta... Sempre achei interessante a alguém que "rouba fotografias", admito sempre que terá uma especial predilecção pela arte... É só para lembrar... para não esquecer... eu não esqueço.



Cerca das 16h20
Durante toda a tarde do cimo daquele prédio foram lançados constantemente papeis e papelinhos, rolos de papel higiénico, tudo o que vinha à mão era material para protesto. No final da tarde percebe-se que esse stock acabou pois eram as páginas amarelas que fluíam nessa altura... aquele ventinho sempre a ajudar e a depositar os protestos em plena embaixada dos EUA, nas árvores, no seu jardim e envolventes. No topo do prédio viam-se gente de gravata e camisa, a causa era a mesma...



Às 16h25 ...


... ACREDITAVA-SE ...


Quando cheguei junto da embaixada, pelas 15h45 estava um punhado de gente junto a um 4x4, pareceu-me o ponto polarizador. Nesse momento a descer a rua uma equipa da TVI. A bandeira tinha-a enrodilhada debaixo do braço mas percebia-se claramente o que era e a pergunta surgiu: "É para arder quando?", respondi que não era para arder... Timorenses jovens e alguns de idade junto ao veículo mais acima, foi aí que parei. A conversa foi imediata. Embora com pouca gente no local áquela hora, o ambiente era já de estarrecer. Feitas as apresentações perguntei se havia algo organizado para aquele local. Sim, havia, vinha aí o Cordão Humano por Timor que estaria a ligar as 5 embaixadas dos membros permanentes da ONU em Lisboa ao final da tarde. Então expliquei que trazia aquela bandeira e que a ideia era que ela ficasse de frente para as câmeras de segurança da embaixada o máximo tempo possível. Num salto, um jovem timorense, com os olhos vidrados de lágrimas que certamente lhe tinham saído como se de água se tratasse, agarra-se convulsivamente à bandeira que tenho na mão. Só o consegui abraçar e foi assim que ficámos largos minutos. Ele queria queimá-la ali e agora mas sussurrei-lhe que fazê-lo naquele momento não passaria mensagem nenhuma e não era mais que um mero acto de destruição. Falou-me da morte de familiares, de amigos, de conhecidos. Ele foi-se recompondo, eu também e anuiu. Mais tarde, revezando-se, ele é um dos que vai segurar a bandeira. Hoje não me recordo do seu nome mas sei que um dia ele vai aparecer.


A imagem seguinte encontrei-a faz muito tempo na net, mas não consigo localizar exactamente a sua origem, quem a fez... se alguém ajudar chegamos lá.

imagem in Jornal de Notícias (DR)

Pelas 18h00, quando saía da embaixada uma comitiva de alguns nomes sonantes, uma senhora muito idosa "imaculadamente vestida de branco" com uma cruz e um outro jovem timorense agarrado às grades da embaixada que já tinha antes saltado, com o comando da polícia sem agressividade alguma a tentar demovê-lo a sair da posição que não largava e eram essas as atenções da caixinha mágica viradas a esses eventos... surgiu o momento em que se pegou fogo à bandeira norte-americana... às 18h00 em ponto. Sei que as câmeras de filmar que registaram o acto de protesto foram as da embaixada... era exactamente esse o objectivo. O momento foi aquele. Não sinto orgulho em queimar bandeiras, era um acto de protesto pela responsabilidade que aquele país tinha nas atrocidades e nada faziam perante o que se estava a passar em Timor-Leste. O HELP era ao fim e ao cabo o grito... e ainda bem que se gritou. Poucos dias depois, Clinton abriu a boca no sentido que interessava ao Povo Timorense. Valeu a pena sim! Não vi na mão de ninguém nenhuma outra bandeira de qualquer dos outros membros permanentes da ONU... porque terá sido?

Quando tive de sair do local, a visão que ficou para trás foi esta. Não queria ir embora mas tinha que ser. Estavam a chegar ao local milhares de pessoas do Cordão Humano por Timor! As vigílias à noite continuaram a exemplo de outros dias. Regressei à minha terrinha.


Esta é a minha homenagem ao dia 8 de Setembro de 1999 e sobretudo ao Povo Timorense!

nota: fotografias a preto e branco são de antónio josé e-mail. antoniojmm@gmail.com ... pede-se para não "cortarem" ou reenquadrarem... podem usar para fins não comerciais citando a fonte, outras alternativas, contacte.

Read more...

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP