É assim mesmo!!!

>> 20080228

«"O melhor caminho não é a guerra. Durante 24 anos, lutamos e tivemos sofrimento e morte. Sentir que temos uma arma na nossa mão sempre vai provocar mais guerra. É melhor entregar a arma à nação", explicou Bernardo da Costa "Cris" sobre os motivos da sua rendição.»
Leia a notícia completa em Veterano rebelde se rende com outros cinco homens no Timor (e não repare na expressão 'no Timor').

Textos anteriores no mesmo site:

Tropa do Timor tira da UNpol rebelde que havia se rendido
Membro de grupo rebelde se rende à polícia da ONU no Timor
Polícia do Timor ouve depoimento de ex-ministro da oposição

Read more...

Resolução que Aprova a Política Nacional de Educação

>> 20080227

"O Conselho de Ministros aprovou, na sua reunião de hoje, uma Resolução que Aprova a Política Nacional de Educação. O objectivo geral do desenvolvimento da política é proporcionar uma contribuição determinante para o desenvolvimento harmonioso do País, através de um sistema de educação e formação de qualidade, que seja capaz de responder às necessidades resultantes da realidade social.

Um sistema que contribua para o desenvolvimento pleno e harmonioso da personalidade dos indivíduos, incentivando a formação de cidadãos livres, responsáveis, autónomos e solidários e valorizando a dimensão humana do trabalho, abertos ao diálogo e à livre troca de opiniões. E que, em simultâneo, forme cidadãos capazes de julgarem com espírito crítico e criativo o meio social em que se integram e de se empenharem na sua transformação criativa.

O documento político agora aprovado inclui as linhas mestras da Proposta de Lei de Bases da Educação que em breve será apresentada ao Parlamento Nacional." (Recebido por email, comunicado à imprensa, Reunião do Conselho de Ministros, 26 de Fevereiro de 2008, Timor-Leste)

***** Crianças, jovens e adultos com Necessidades Educativas Especiais *****

Read more...

ENABLE NEWSLETTER

"PUBLICATIONS

Read more...

Febre-amarela

«O governo português aconselhou hoje os cidadãos nacionais que se desloquem à Argentina e ao Paraguai a vacinarem-se contra a febre-amarela por estarem a ocorrer alguns surtos da doença naqueles países.

"Estando-se a verificar um surto epidémico de febre-amarela nalgumas zonas do Brasil e do Sul do Paraguai, recomenda-se aos cidadãos nacionais que se desloquem ao Nordeste da Argentina, sobretudo às províncias de Formosa e de Misiones que se façam preventivamente vacinar contra aquela patologia", lê-se na rubrica de "Saúde - Conselhos aos Viajantes" da página electrónica da Secretaria de Estado das Comunidades.

No mesmo "site", o governo afirma que já morreram oito pessoas no Paraguai devido à febre-amarela, pelo que recomenda também aos portugueses que se desloquem àquele país a vacinação contra a doença.

(…) O governo mantém também o mesmo conselho para quem viajar para o Brasil, onde 16 pessoas já morreram desde o início do ano com febre-amarela.» (© 2008 LUSA /RTP)

Notícias relacionadas:

Read more...

Contributos dignos de registo

>> 20080226


"Folha Cultural entrega livros para Timor A Folha Cultural entregou recentemente à Fundação Xanana de Gusmão mais um conjunto de manuais de Língua Portuguesa, Ciências da Natureza e Educação Musical, num total de 4639 unidades, no valor de 44. 743,29 €

O transporte dos manuais foi assegurado pela GNR que, como se sabe, presta serviço naquele país. As fotos reportam-se respectivamente ao entrega dos manuais à GNR e à assinatura do protocolo, em Março de 2006, aquando da visita do Presidente da República de Timor, Xanana Gusmão, a Oliveira de Azeméis"

Fonte: Correio de Azeméis On-Line

Nota: É de lamentar que o "Correio de Azeméis" se tenha esquecido de referir que o transporte através da GNR só foi possível graças aos esforços e contactos da representante da Fundação ALOLA em Portugal.

Read more...

A equipa da Uma Lulik agradece e regista!

"Request to join forum-loriku denied

Hello,

Your request to join the forum-loriku group was not approved.
Your membership was automatically rejected because the moderator didn't approve it within 14 days. We do this to provide a high quality of service for our users."

Read more...

COMUNICADO À IMPRENSA / KOMUNIKADU BA IMPRENSA

>> 20080225


Clique nas imagens para ampliar

Assuntos:

  • Elemento do grupo de Reinado entrega-se à Polícia em Díli / Elementu hosi grupu Reinadu nian entrega-an ona ba Polísia iha Díli
  • Secretaria de Estado da Segurança lamenta incidente com jornalistas do Timor Post / Sekretaria Estadu Seguransa lamenta insidente ho jornalista sira Timor Post nian
  • Governo expressa gratidão pelo comportamento salutar de todo o Povo / Governo hato’o nia obrigadu ba Povu tomak nia komportamentu diak

Read more...

Say NO to Violence against Women campaign

Documents

The following documents can be useful in your own efforts to raise awareness and promote action to stop violence against women.

News Releases

  • Challenge Grant [ eng ]
    United Nations Foundation challenge grant to help end violence against women
  • Campaign Launch [ eng ]
    UNIFEM and Goodwill Ambassador Nicole Kidman launch internet campaign on ending violence against Women

Statements

  • Nicole Kidman Statement [ eng ]
    Statement by UNIFEM Goodwill Ambassador Nicole Kidman on launch of the “Say NO to Violence against Women” campaign, 26 November 2007
  • UNIFEM Statement [ eng | esp | fra ]
    Statement by UNIFEM Executive Director a.i. Joanne Sandler for International Day to End Violence against Women, 25 November 2007

Fact Sheets

Read more...

O Carnaval da Mealhada tem mais nível do que ....

>> 20080223

Num destes blogs horríveis fizeram-se passar por mim ... adivinhe em qual!

Soube do assunto porque me avisaram. Passo a propaganda ...

Read more...

O Presidente Resistente :-)

Ramos-Horta em franca recuperação!

"João Carrascalão, que visitou o chefe de Estado timorense no Royal Hospital de Darwin, Austrália, afirmou que «o Presidente está a recuperar muito bem, embora se sinta muito cansado porque não consegue dormir».

Segundo João Carrascalão, o chefe de Estado timorense «está muito bem disposto e mantém-se acordado porque recusou tomar comprimidos para dormir»." (SOL online)

.... e, como se tal não fosse suficiente:

"José Ramos-Horta disse também estar "de muito bom humor" e ao seu homólogo português manda informar que receberia com agrado em Darwin "alguns pastéis de Belém e um bom vinho do Porto". (RTP online)

Ufa!!!

Read more...

A falta de dignidade de alguns 'seres' é estonteante ...

"Sabíamos que Reinado estava morto. Os homens ficaram zangados e dispararam (...)", adiantou, rematando: "Se tivéssemos intenção de matar, não tínhamos atirado aos pneus. Foi um aviso". (Expresso via Sic Online)
Os 'homens ficaram 'zangados' e dispararam??? Mas essa amostra de condimento alimentar pensa que são todos broncos e burros, ou quê???
E ... a reportagem do grande Expresso mostra em destaque 'esses' belos ditos???
Meus caros, o mundo está realmente perdido e é tempo para agir. Assim, resta-me dizer, por ora, que, Xanana se está a borrifar para este género de propaganda e que a sua acção vai continuar. Ele, agora como outrora, não está sozinho!
Já agora, transcrevo a brilhante conclusão do 'Expresso":
"O Expresso conclui que, segundo Salsinha, mais de uma centena de homens estarão com os rebeldes, escondidos algures na ilha." (idem)
Por acaso tem-se notado que os repórteres que estão em Timor Leste andam completamente às aranhas ... é natural que o resultado sejam convicções destas ...

Pormenor final:
"Salsinha afirmou desconhecer a intenção de Reinado quando se dirigiu fortemente armado a casa do Presidente da República, em Metihau." (id.)
Então, o que ia ele lá fazer? Desabafar? Afirmar-se como substituto do morto? Que falta de tudo! De TUDO mesmo!!!

Até breve ...

Read more...

Já passaram 21 anos!...


Assinala-se hoje o 21º aniversário do maior músico e cantor de intervenção português, na minha modesta opinião, José Afonso - ZECA para os amigos e admiradores.


É impressionate como a maioria das palavras do ZECA se mantâm actuais, 21 anos depois!


Continuas vivo nos nossos corações e a tua maneira de ser desprendida e desassombrada é um exemplo para os que ainda acreditam que o Sonho é possível.


Até sempre, Zeca!

Read more...

Investigação dos atentados de 11 de Fevereiro: nenhuma denúncia contra as forças policiais ou militares

>> 20080222

«Díli, 22 de Fevereiro de 2008

De acordo com informações prestadas pelo Procurador Geral da República, Longuinhos Monteiro, até ao este momento, desde a declaração do estado de sítio, não foi registada nem apresentada no Ministério Público qualquer denúncia contra as forças policiais ou militares.
Longuinhos Monteiro recordou que, aa sequência dos atentados de que foram alvo o Presidente da República e o Primeiro Ministro e as pessoas que lhes prestavam segurança, no passado dia 11 de Fevereiro, e visando levar a cabo toda a actividade investigatória, o Ministério Público delegou competências na UNPOL no sentido de investigar os factos relacionados com os referidos ataques, face à mobilidade dos mesmos.
Isto sem que a Procuradoria Geral da República descure a fiscalização e supervisão de actos processuais que a UNPOL não podem realizar, nomeadamente, em casos de pedidos de mandados de busca e de detenção fora de flagrante delito.
Segundo o PGR, foram emitidos diversos mandados de notificação, tendo sido ouvidas cerca de vinte pessoas pela UNPOL. Paralelamente, foram emitidos pelo Juiz seis mandados de detenção aos suspeitos, sob a promoção do Ministério Público, e foi cumprido um deles, tendo sido constituída arguida uma pessoa.
Foram ainda emitidos mandados de busca e apreensão às residências de pessoas referenciadas como suspeitas, visando apreender objectos que tenham ligação aos factos ocorridos no dia 11 de Fevereiro.»

Read more...

Fala-se muito bem e os exemplos vêm de cima ...

>> 20080221

Comentário em "Brasil renova acordo para ensino e venda de computadores no Timor Leste"

Para mim, portuguesa, esta é uma novidade.

Link relacionado: “Brasil e Timor Leste prorrogam acordo para capacitação de professores”

Read more...

20 de Fevereiro - 66º Aniversário da Invasão de Timor pelos Japoneses

Depois de uma espectacular conquista da Malásia, do arquipélago da Indonésia e do Sul do Pacífico após o ataque a Pearl Harbor, os japoneses iniciaram a invasão da ilha de Timor a 20 de Fevereiro de 1942, que na altura era dividida por duas potências coloniais, a Holanda a ocidente e Portugal a Leste.


Sexual Violence Against East Timorese Women During the Japanese Occupation

"At the comfort station I was called "Hanako" and had to serve about 20 Japanese solders a day. When the work was over, I couldn't even stand and walk. It was very hard, but I never thought of running away. I thought that if I did, my parents would be killed." - Lim Fa In served in a comfort station in Aileu.

An estimated 200,000 Asian women were victims of sexual violence by Japanese soldiers during the Japanese occupation of a number of Asian and Pacific Island nations in World War II. Most documented cases are in Korea, the Philippines, and Taiwan although hundreds of women in Indonesia, Thailand, China and Portuguese Timor (now East Timor) also served as “comfort women” to Japanese soldiers in the region. Since 2000, at least 20 East Timorese women have testified at public hearings in Japan and East Timor on their experiences as “comfort women.” Many women have also testified on sexual violence by Indonesian troops during Indonesia’s illegal 24-year occupation of East Timor, which began in 1975.

Barely out of their teens and some not even having reached puberty, Timorese girls and women were seized from their homes and sent to “comfort stations” near Japanese military camps to provide sex to Japanese soldiers. Raped by soldiers, forced to provide sex to a number of men each day or required to serve as a “local wife” to Japanese officers throughout the occupation, women endured sexual and emotional humiliation

Japanese Occupation

Japanese forces landed in East Timor on February 20, 1942, as part of Imperial Japan’s campaign to secure Timor in preparation for an assault on Australia. Eventually, the total number of Japanese soldiers in East Timor numbered 12,000. An estimated 40,000 East Timorese were killed as a result of the Japanese occupation.

.../...

http://etan.org/issues/ww2.htm

Read more...

Adolfo, motorista do Primeiro-Ministro Xanana Gusmão descreve emboscada

Gusmao driver tells of ambush flight

The Australian, Paul Toohey, Dili February 21, 2008

ADOLFO Soares dos Santos, Xanana Gusmao's driver since 2002, has no doubt the men who ambushed his boss last week had lethal intentions. The two bullets that lodged in the back of his seat proved that much.

Mr dos Santos has revealed for the first time how he got the East Timor Prime Minister out of harm's way as his motorcade came under heavy fire from four angles by ramming the vehicle in front, tearing down the hill on three tyres and later marching his boss through the jungle to safety.

Speaking to The Australian, he said at about 6.15am last Monday, one of the Prime Minister's advisers, Joaquim Fonseca, called to say that President Jose Ramos Horta's compound was under attack.

Mr Fonseca, who lives near the Ramos Horta villa east of Dili, wanted to warn Mr Gusmao, who lives in Balibar, about 10km up a winding, narrow road in the hills above the capital. But Mr Gusmao decided he would head to his Dili office regardless.

"We readied the cars to go down the hill," Mr dos Santos said.
"We heard the shooting. The car in front of us stopped and blocked the road for the Prime Minister's car as the guard returned fire out of his side window. The Prime Minister was trapped behind this car and couldn't get out."

The attack was aimed mainly at the Prime Minister's car, he said. "I was working out how to get out of there. I straightened up my car (and) rammed the vehicle in front, which was blocking my way. I hit it hard."

Mr dos Santos said Mr Gusmao was calm. "He was just saying, 'Take off, go'. The ambushers were positioned in four points on either side of the road. When they saw no one had died inside our vehicle, they started firing low. The front left tyre was shot out as they got past the car in front.

"I could not know how many shots hit the car. Two bullets hit my back seat but didn't go all the way through. The back window was shattered.

"They were trying to kill me, but they couldn't do it."

Mr dos Santos said the Prime Minister's car was not fitted with bullet-proof windows. He said Mr Gusmao also never carried a telephone. His own phone battery was too low to call out but even if he could have called, his priority was to get Mr Gusmao to Dili.

They drove the crippled Toyota Prado about 6km down to a spot called Fatunabo, where Mr dos Santos declared the 4WD could go no further. He hailed a truck loaded with people. "I said to the driver, 'Please take the Prime Minister and us to Dili'," he said.

But Mr dos Santos was still worried about the possibility of an ambush on a bend just ahead and realised they might be placing the truck passengers in danger. They asked the truck to take the bend and wait for them on the other side of a valley.

Mr Gusmao, Mr dos Santos and the armed guard walked for about 1km through the jungle as people emerged from scattered shacks and started following them. "The Prime Minister told them to return to their homes and stay there," Mr dos Santos said. "They said, 'Yes, brother'."
The third vehicle in the convoy had returned to the Prime Minister's residence, where Mr Gusmao's Australian-born wife, Kirsty Sword-Gusmao, and their three children had also been under attack.

The fourth vehicle from the convoy arrived and collected the three men from the roadside. They told the waiting truck they would not need their help and drove to Dili, where Mr Gusmao walked straight into security meetings.

Mr dos Santos did not have time to examine how many bullets Mr Gusmao's car took. The Australian briefly inspected it before being ordered away and it did not appear to be riddled. But Prosecutor-General Longuinhos Monteiro said the vehicles in the convoy took about 45 bullets, most of them aimed at Mr Gusmao's car.

He said Major-General Alfredo Reinado's second-in-command, Lieutenant Gastao Salsinha, who has strongly denied any involvement, had been positively identified in the events at Balibar.

Mr Monteiro said minutes before the ambush, Lieutenant Salsinha and another rebel had approached Mr Gusmao's residence and pointed their weapons at the police guard. Mr Monteiro said the guard said to them: "If you take my weapon, you must kill me."

"They asked, 'Where is the Prime Minister?' They said the Prime Minister had already left. Salsinha seemed to want to go in the back of the house, asking where the Prime Minister's wife and kids were. Suddenly, he turned back and fired once in the air. What did this mean? It was a signal to the men below to ambush.

"Our conclusion is that if Salsinha had found the Prime Minister in the house, he would have taken him alive. But because he had already left, the decision was to kill him."

Mr Monteiro also said 11 men, including Reinado, had gone to Mr Ramos Horta's house - seven with rifles, one with a pistol and three who were possibly drivers. He said there was evidence of 75 shots being fired in the presidential compound but they were "still counting".

Reinado was killed in the exchange, which left Mr Ramos Horta fighting for his life in a Darwin hospital.
............................................................

Comentário pessoal : Será que ainda restam dúvidas?!...

Read more...

"Brasil renova acordo para ensino e venda de computadores no Timor Leste"

>> 20080220

«O governo brasileiro anunciou nesta quarta-feira (31) a renovação de um acordo de qualificação de professores e ensino da língua portuguesa no Timor Leste -ex-colônia portuguesa na região da Indonésia. Firmado em 2004, o acordo vale agora até até 2010 e prevê a exportação de computadores brasileiros ao país.

Em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o Brasil deverá criar uma universidade a distância para formar professores no Timor Leste. (...)» (Cornélio Notícias, 31/1/2008)

Read more...

“Brasil e Timor Leste prorrogam acordo para capacitação de professores”

«Brasil e Timor Leste prorrogaram até 2010 o programa em que 50 professores brasileiros ajudam na formação de docentes timorenses.

A decisão foi anunciada hoje (30), na ocasião da visita do presidente timorense, José Ramos Horta, ao Brasil.

O Timor Leste é o único país da Ásia e da Oceania que tem o português como língua oficial.

(...)

Ainda segundo o MEC, apenas entre 10% e 20% da população timorense fala português. Os idiomas locais são o tetum e o indonês.

(...)

Lula afirmou ainda que existe interesse do Brasil em aprofundar acordo para treinamento de policiais timorenses.» (Carolina Pimentel , Radiobrás)

Read more...

Como se o Governo Português fosse bom ...

«Em declarações à Agência Lusa, Renato Leal, deputado e coordenador do PS para a Comissão dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades do Parlamento português (...)

"Os que lá estiveram e os que lá estão têm capacidade para isso. Dêem-lhes o devido enquadramento e eles terão capacidade para serem ainda mais eficientes. A presença da GNR em Timor-Leste poderia ser muito mais útil para as populações a todos os níveis se tivesse outra moldura legal", insistiu.

Nesse sentido, adiantou que "há uma fase para tudo" e que se torna, agora, "importante" que os timorenses "também percebam" que, se forem devidamente preparados e formados, serão capazes de ter um desempenho diferente do que têm tido até agora.» (Lusa/RTP: Timor-Leste: Militares portugueses deveriam ter "outras competências" - defende PS)

... Como se o exemplo português fosse bom ... Um povo infeliz, empobrecido e envelhecido!
Sobre a moldura legal ... não foram referidas alternativas pelo que não sei a que se referia Renato Leal mas para ser franca, como portuguesa, desconfio. Este governo fez-nos muito mal em muito pouco tempo.

Read more...

Presidente de Timor Ramos-Horta já saiu do coma induzido e recupera bem

Imagem RTP

"O Presidente da República de Timor-Leste já saiu do coma induzido e começou esta quarta-feira a falar. As primeiras palavras foram para saber da família e das pessoas amigas.
Romana Horta, irmã do líder timorense, informou em Darwin, na Austrália, que o seu irmão “está muito melhor. Já fala e está lúcido".

Ramos-Horta não se terá ainda pronunciado sobre o ataque que sofreu em Díli por parte do major Alfredo Reinado, morto durante os ataques.

O presidente da Timor está acompanhado no “Royal Darwin Hospital” por familiares, nomeadamente a mãe, cinco irmãos, o filho e ex-mulher. "
Fonte: RTP 2008-02-20 09:06:09

Read more...

Mensagem de Xanana [Vídeo]

>> 20080219


"Chefe do Governo de Timor garante que vai perseguir os suspeitos dos atentados. Uma semana depois dos atentados, Xanana Gusmão garante que não tem medo. Numa mensagem transmitida pela televisão timorense, o primeiro-ministro promete que vai perseguir todos os suspeitos dos atentados."

Fonte: SIC Online

Read more...

Os ataques de 11 de Fevereiro não foram um filme ...

E é triste deparar com comentários, como os que se passam a transcrever, advindos de pessoas com grande responsabilidade (que a deveriam ter) e que só parecem estar bem a denegrir tudo e todos. Gente amarga ...

«Sobre o ataque a Xanana Gusmão, Mari Alkatiri sublinha parecer estar-se perante um "filme de ficção" porque, garante, numa "emboscada com espingardas-metralhadoras naquela curva, ninguém sairia vivo".

"Montagem! Quem o teria feito? Parece que estamos um pouco num filme de ficção", disse Mari Alkatiri (...).

O líder da Fretilin continua também com dúvidas sobre os ataques de 11 de Fevereiro, explica que para si "não há ainda luz ao fundo do túnel" e que se fosse investigador, as "primeiras pessoas que iria questionar eram aqueles que estavam em casa de Ramos-Horta".

"Depois de ter sabido que o Alfredo (Reinado) tinha morrido uma hora antes (de Ramos-Horta ter sido ferido) tornou-se ainda mais estranho para mim", afirmou ao interrogar "quem, afinal, tentou matar José Ramos-Horta?".» (RTP/ LUSA )

Se eu fosse investigadora, desconfiaria deste homem que insiste em não colaborar para que a paz se consolide... Por várias vezes, quando fala, passa a ideia de que sabe mais 'qualquer coisa'. O que saberá ele? O que saberia ele? Qual o seu papel no atentado de 11 de Fevereiro? E já agora ... como pequeno ser, da terra da magia, que truques preparará ou guardará nas suas pequenas mangas?

Read more...

Áudio da apresentação, em Coimbra, do livro “Timor-Leste: Interesses Internacionais e Actores Locais”

>> 20080218


Nota prévia (por António José):
como se poderá verificar o início da gravação encontra-se "algo deteriorada" e não contempla o início das declarações de José Manuel Pureza, tendo-se iniciado a gravação breves momentos após o seu real começo. Pelo facto pedimos as nossas desculpas. Achamos, contudo, que o cerne da questão se pode perfeitamente constatar nas posições diferenciadas de ambos. Chamamos pois a vossa atenção para "a linha de fronteira" [expressão de JMP] entre aqueles que apoiam uma ou outra posição. Mas como Barbedo de Magalhães muito bem assinala a determinada altura: pior será o silêncio! E nós [Umalulik] rematamos a dizer: está muita gente em silêncio porque pensa que Xanana Gusmão é traidor. Convictamente, nós dizemos, não o é!


Barbedo de Magalhães
Professor catedrático da Faculdade de Engenharia
do Porto e presidente do IASI
José Manuel Pureza
José Ribeiro
Nota final: lamentavelmente a aplicação áudio demora a carregar e torna a página lenta. Tenha paciência pois vale 'a pena' (e não só) esperar para ouvir.

Read more...

Artigo de opinião: Barbedo de Magalhães / DN Online

Professor catedrático da Faculdade de Engenharia
do Porto e presidente do IASI

Em 18 de Janeiro de 2008, dia seguinte ao do lançamento do seu livro sobre Timor na Fundação Mário Soares, o autor teve uma longa conversa com o embaixador da Austrália em Lisboa. Preocupado com a situação em Timor, disse ao embaixador que considerava imprescindível que o novo primeiro-ministro, Kevin Rudd, um velho amigo de Timor e um amigo pessoal de Ramos-Horta, controlasse as forças australianas colocadas em Timor, e os seus serviços secretos. De facto, em governos anteriores, estas tinham estado mais ao serviço da Austrália e de interesses económicos de algumas petrolíferas do que da estabilidade e da democracia no novo país.

A ineficácia dos serviços de informações das forças internacionais, quase exclusivamente australianas, que não souberam prever e evitar os ataques contra as duas principais figuras do Estado timorense, nem capturar ou neutralizar os militares que apoiavam o major Reinado, é um sinal de que, até ao dia do atentado, a política herdada do Governo anterior ainda não tinha sido mudada no terreno.

Convém não esquecer que em Março de 2002 o Governo de Howard retirou a Austrália dos tribunais internacionais relacionados com fronteiras marítimas. Em Dezembro desse ano, uma semana depois do MNE Downer ter ameaçado o PM timorense de lhe dar uma lição de política, a casa de Alkatiri foi revistada por um australiano e incendiada. A fúria de Downer contra Mari resultava de este não ceder às excessivas e ilegais exigências australianas relativamente ao petróleo do mar de Timor.

Aos exacerbados interesses económicos estrangeiros soma-se uma diferença de estratégias e um conflito quase permanente entre Mari e Xanana.

Ela vem dos anos oitenta, quando Xanana substituiu a política radical e exclusivista da Fretilin, por uma política mais realista e abrangente, de inclusão de todos os timorenses, mesmo que colaborassem com o ocupante. Nesse quadro assumiu o compromisso de que Timor-Leste não se tornaria numa "ameaça à estabilidade da área" e de que se oporia à eventual tomada de poder por qualquer partido hegemonista e pouco democrático.

A Constituição foi feita para marginalizar Xanana do processo político. Esta marginalização, os conflitos com a Igreja e o clima de medo criado pelo ex-ministro Lobato contribuíram fortemente para a eclosão da crise de 2006. A reacção de Xanana, tipicamente de guerrilheiro, também não foi a mais feliz.

Ao afirmar que o actual governo, de maioria parlamentar, era ilegítimo, Alkatiri continuou a tentar destruir politicamente um líder essencial para Timor. Com isso enfraqueceu a democracia, debilitou o estado e contribuiu para que este ficasse ainda mais dependente de forças e interesses estrangeiros.

(1) Barbedo de Magalhães, António Pinto - Timor-Leste - Interesses internacionais e actores locais. Afrontamento. Porto, 2007

Fonte: dn.opiniao (http://dn.sapo.pt/2008/02/16/opiniao/timor_conflitos_internos_e_interesse.html)

Read more...

AS CRUZES DOS PRESIDENTES

>> 20080217




fonte: Sol, revista TABU nº 75 de 16 Fevereiro 2008 (páginas: 44 a 51)

-

Read more...

Kirsty Sword-Gusmão e filhos, em representação da família, agradecem aos GNR que os salvaram

>> 20080216

Fotos amavelmente cedidas pelo Comd.te do Sub Agrupamento BRAVO da GNR, em Timor, Capitão João Duque Martinho

Vídeos:

SIC - SAPO

Não se compreende porque é que o vídeo em que Kirsty fala em (excelente) Português, a agradecer aos GNR que a salvaram, não está disponível.
Será manobra? Espero bem que não porque a ser, é muito feia ...


Imagem de ecrã daqui


Nota: este vídeo está indisponível desde hoje à tarde. Gostaria de compreender porquê.

P.S. Os desenhos e a estrela estavam adoráveis! *****

Read more...

Kirsty Sword-Gusmão

Kirsty Sword-Gusmão (também embaixadora para a Educação) é sem dúvida nenhuma, uma mulher de armas, sentido figurativo. Muito a coragem e muito amor ... Um enorme bem-haja para a companheira de Xanana.

«(...) Kirsty Sword-Gusmão estava em casa a preparar os filhos para irem para a escola quando Gastão Salsinha se aproximou dos portões e trocou algumas palavras com os seguranças de serviço a quem queria tirar as armas. Não conseguiu e os seus homens cercaram a casa onde a mulher de Xanana estava com os pequenos Alexandre, Kay Olok e Daniel, de, respectivamente, sete, cinco e três anos.

[Imagem daqui (vale a pena visitar o link)]

Depois seguiu-se hora e meia de incerteza com Kirsty Sword-Gusmão a tentar «acalmar e proteger» as crianças: «Achei que era importante ter essa oportunidade para eu e os miúdos agradecermos pessoalmente a ajuda, a assistência que foi prestada naquela horrível manhã de segunda-feira. Só com a chegada da GNR é que sentimos que podíamos sair de casa e ir a Díli numa situação de segurança total». A família «não vai esquecer aquele dia facilmente».

O amor pela GNR

Na cerimónia de agradecimento da família Gusmão à GNR, os pequenos Alexandre, Kay Olok e Daniel concentraram as atenções de militares e da imprensa não só pela pose divertida da chegada, mas também pelas mensagens e «medalhas» que «impuseram» ao comandante João Martinho.

«GNR Amamo-vos» num coração, «Obrigado GNR. Valentia e Amizade» em desenhos com a bandeira timorense, casa tradicional, uma palmeira e um búfalo, uma estrela de xerife com cinco pontas e os nomes da família com «GNR e Timor-Leste 2008» ao centro foram entregues ao comandante, pouco habituado a ser alvo de atenções e a demonstrar alguma emoção pelo carinho demonstrado pela família do chefe do Governo.

«Tenho toda a confiança no futuro deste país. Acho que temos ultrapassado momentos piores, que talvez vai haver mais, mas tenho confiança na democracia e nas instituições que são novas mas vamos desenvolvendo pouco a pouco», salientou Kirsty ao sublinhar ainda que acredita «no amor» que os timorenses têm pela paz.»

Fonte: Timor: «Hora e meia de terror» in PortugalDiário

Notícias relacionadas: Mulher de Xanana Gusmão agradeceu à GNR intervenção no cerco à sua residência in Público.pt


VÍDEO AQUI [não é possível inseri-lo no blog :-( ]

Read more...

Uma pequena homenagem ao Presidente de Timor-Leste

>> 20080214

Com os nossos votos de rápidas melhoras e boa recuperação

video

TakePart.com interviews President Jose Ramos-Horta for a case study on conflict resolution inspired by the documentary "Jimmy Carter Man from Plains." Horta was the co-recipient of the 1996 Noble Peace Prize for his work in brokering peace.

Read more...

Video de Alfredo Reinado (Dez 07)

Parece ter havido alguma confusão, relativamente à nossa publicação deste video e, consequentemente, quanto às intenções deste Blog em relação a Timor.

Só alguém muito distraído e que não tenha vindo a seguir o nosso Blog poderá ter pensado que éramos apoiantes de Reinado...

Este vídeo só tinha aqui sido publicado por causa das legendas em português, a título meramente informativo!

Para que não restem quaisquer dúvidas quanto à nossa "simpatia" política em relação à liderança timorense, retiramos o video e reafirmamos o nosso apoio aos actuais Presidente da República, Presidente do Parlamento Nacional, Primeiro Ministro e respectivo Governo, legitimamente eleitos pelo povo timorense no último processo eleitoral.

Viva Xanana Gusmão!

Paz e União para Timor Lorosa'e!

Added: Feb 14, 2008; Author: revistafocus; Duration: 4:48;

Read more...

Porque é que há tão pouco amor no mundo?

>> 20080213

Read more...

Taur Matan Ruak, o “dois olhos agudos” ...

[fica-lhe muito mal este tipo de discurso ...]

Read more...

Global Voices Online

East Timor: Democracy under siege

by Paula Góes,Portuguese Language Co-Editor


* Análise da crise recente tal como foi 'vista' e apresentada por alguns blogs.

NOTA: Não concordo nem aprecio a postura dos blogs referidos pela autora. Aliás, nem sequer aprecio a forma como ela conduz o seu texto mas lá está, liberdade de expressão.

Nota à Nota: Estou com estas explicações por causa de alguns mal-entendidos recentes. Assim, para que fique claro:

Viva Xanana Gusmão!

Paz e União para Timor Lorosa'e!

Abaixo todos os idiotas que andam a 'minar' e a tentar 'matar' etc etc o trabalho e dedicação de gente boa.

... e fico-me por aqui apesar de pensar muito mais coisas ...

Read more...

Alguns vídeos e algumas questões [I]

>> 20080212








Nota pessoal: Mari Alkatiri tem transparecido uma nervoseira fora do comum. Oxalá a verdade venha ao cimo.

Read more...

Xanana satisfeito com a resposta das instituições timorenses


"Na reunião dos ministros do Trabalho e dos Assuntos Sociais da CPLP, que está a decorrer em Díli, Xanana Gusmão congratulou-se pela forma como as instituições timorenses lidaram com os acontecimentos de segunda-feira." (RTP,2008-02-12 09:00:56)


[Clique na imagem para ver o vídeo]

Read more...

O Presidente Ramos-Horta está em estado estável mas grave.

O Presidente Ramos-Horta está em estado estável mas grave. Continua internado nos Cuidados Intensivos, onde vai manter-se pelo menos até quinta-feira, ligado a um ventilador. Depois poderá permanecer mais uns dias já sem ventilador, mas durante esta semana vai manter-se internado nos Cuidados Intensivos”, afirmou Len Notaras, director do hospital de Darwin.

“O seu estado evolui segundo a expectativa clínica e suspeitamos que os próximos três a cinco dias sejam críticos no sentido de garantir que nos manteremos atentos a eventuais infecções, ou sépsis. São estes os factores que carecem de vigilância nesta fase. As primeiras 24 horas são cruciais no processo de reanimação e as 24 a 48 horas seguintes são cruciais para o tratamento dos ferimentos”, acrescentou. " (RTP, 2008-02-12 09:08:17)

Read more...

Taur Matan Ruak alertou há uma semana de que PR e PM poderiam ser alvos


O comandante das forças de Defesa de Timor-Leste, brigadeiro-general Taur Matan Ruak, alertou, há uma semana, os responsáveis de segurança no país, incluindo as forças internacionais, de que o presidente e primeiro-ministro poderiam ser alvos de um ataque


«Disse há uma semana, na reunião do grupo de alto nível de segurança, que havia dois alvos fundamentais: os líderes, o presidente e primeiro-ministro, e zonas vitais do país», afirmou Taur Matan Ruak.

Nas primeiras declarações públicas desde o ataque de domingo (madrugada de segunda-feira em Díli), Taur Matan Ruak afirmou que tinha informações que chegaram às forças de Defesa de Timor-Leste, incluindo fornecidas por populares, que apontam para uma eventual acção do grupo de Reinado.

Lusa / SOL

Read more...

Crise em Timor-Leste

>> 20080211

Read more...

Herói? Sim, Xanana é um herói




Bem sabemos que a qualidade é má. Fica o registo áudio, no mínimo (e tb não é nada de especial). Sorry ... e por falar em heróis...

Read more...

[Era uma vez um vídeo onde aparecia Alfredo Reinado]

[DECIDI RETIRAR O VÍDEO]

Legenda: "Major Alfredo Reinado's gives an interview ..."

Fonte: Fórum Haksesuk apud rincondelucha

Porque a informação é um direito.
A informação mal interpretada pode dar azo a confusões terríveis.
Que Alfredo descanse em paz!

Read more...

GNR e INEM socorrem Ramos-Horta



Read more...

Polícia da ONU não socorreu o Presidente da RDTL?

Read more...

Esta noite em Dili



Peço desculpa pela qualidade da imagem. Nem todos os registos efectuados têm estas interferências.

Entretanto e porque ainda não o disse em lado algum, gostaria de deixar claro que estou a torcer pelas rápidas melhoras de Ramos-Horta. Mais ainda, tenho clara convicção de que tal vai acontecer em breve.

Os seres pequeninos que se cuidem ...

Read more...

Ratitos 'little mice'

Não costumo preferir textos brasileiros para noticiar assuntos mas neste caso ... a fonte importa.


Continuo a achar que alguém deveria fazer questão de explicar que 'no timor' tem um sentido muito próprio e que esse não se encontra no contexto da língua portuguesa.

Read more...

MENSAGEM À NAÇÃO do PM XANANA GUSMÃO


REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE

MENSAGEM À NAÇÃO

Na sequência dos acontecimentos que hoje se verificaram em Timor-Leste e que resultaram num grave atentado às vidas do Presidente da República e do Chefe de Governo, o Primeiro-Ministro de Timor-Leste, apela à calma de todos os timorenses porque num momento como este é absolutamente necessário que todos cooperem para a tranquilidade e ordem pública.

Apesar de um grupo fortemente armado, liderado pelo Alfredo Reinado, ter ameaçado a segurança e estabilidade do País, os seus objectivos não foram alcançados.

O Presidente da República, Dr. José Ramos-Horta, encontra-se fora de perigo após uma intervenção cirúrgica no Hospital das Forças Armadas Australianas, sendo a sua situação de saúde estável. Uma viatura do Primeiro-Ministro foi atingida mas não se registaram feridos.

Ainda assim, tendo em conta que houve uma tentativa de subversão do Estado de Direito Democrático, pois foram tragicamente ameaçados dois titulares de Órgãos de Soberania, é necessário e imperativo assegurar que o Estado cumpra a obrigação, que lhe cabe, de garantir a ordem, a segurança e a tranquilidade públicas, proteger as pessoas e os bens, prevenir a criminalidade e contribuir para assegurar o normal funcionamento das instituições democráticas, o exercício dos direitos e liberdades fundamentais dos cidadãos e o respeito pela legalidade democrática.

Assim, enquanto Chefe de Governo, Ministro da Defesa e da Segurança e ouvidos os representantes das Bancadas Parlamentares, o Governo de Timor-Leste tomou a iniciativa de solicitar ao Vice-Presidente do Parlamento, que agora, de acordo com o artigo n.º 84 da Constituição, assume interinamente a Chefia do Estado, a declaração do estado de sítio para fazer face a esta situação de instabilidade.

O Governo de Timor-Leste de acordo com o previsto na alínea c) do n.º 2 do artigo 115.º e nos termos do artigo 25.º da Constituição da República Democrática de Timor-Leste, propôs:

a) A declaração de estado de sítio, por um período inicial de 48 horas;
b) Em todo o território nacional;
c) A suspensão de direito de livre circulação, com recolher obrigatório entre as 20:00 horas e as 06:00 da manhã;
d) A proibição de reunião e manifestação durante este período de estado de sítio.

Cabe agora ao Presidente da República em exercício, accionar os mecanismos necessários previstos na Constituição, ponderar a conveniência desta proposta e tomar as decisões que entenda mais favoráveis para garantir a unidade do Estado e o regular funcionamento das instituições democráticas, com respeito pelos princípios legalmente aplicáveis.

Por enquanto, o Governo de Timor-Leste apela:

A todos os cidadãos que não participem em actividades que contribuam para o clima de instabilidade e colaborem com as autoridades para impor a lei e a ordem.

E que nos mantenhamos unidos para ultrapassar mais este desafio que se coloca à nossa estabilidade. Hoje, mais do que nunca, precisamos de nos unir para com serenidade ultrapassar este momento!

11 de Fevereiro de 2008
Kay Rala Xanana Gusmão

Read more...

Vídeos

Infelizmente a RTP1 não tem disponível o código html para que coloquemos aqui as notícias que nos interessam. Assim, há que 'clicar' na hiperligação e ir lá ver/ouvir.

Vídeo - Atentados contra Ramos Horta e Xanana Gusmão

"A caravana automóvel de Xanana Gusmão foi atacada quando o primeiro-ministro se dirigia para Díli, depois do ataque contra o presidente da República, José Ramos-Horta, que foi atingido a tiro." (2008-02-11 07:55:10)

Vídeo - Austrália mantém apoio a Timor

“O Governo australiano garantiu que neste momento de crise, manterá todo o apoio e solidariedade para com Timor-Leste.” (2008-02-11 08:31:18)


Read more...

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP