Xanana Gusmão, Primeiro Ministro de Timor-Leste
"Jim Middleton:
O que o faz dizer aos seus críticos, dentro de Timor-Leste, que sugerem que, no seu orçamento actual, estejam gastando ou desperdiçando demasiado, penso que foi o que eles sugeririam, nas Despesas Corrente e não tanto com deviam no Investimento de Capital - 15 por cento, penso, ao contrário de 85 por cento.
Xanana Gusmão:
Aí é que está a diferença - Investimento de Capital em quê?Jim Middleton:
Bem, em Educação, Saúde, Escolas?Xanana Gusmão:
Bom, nós estamos a investir mais de $US2 milhão em bolsas de estudo, em recursos humanos. Isto nunca tinha acontecido. Isto nunca tinha acontecido.
E todos os anos iremos gastar mais e mais para preparar a nossa geração jovem, durante 10 a 15 anos, para assumirem o país. Por isso, não é verdade o que afirmam."
...
Jim Middleton:
Jim Middleton:
Vamos a um aspecto final que são, naturalmente, os eventos traumáticos no início do ano com a tentativa de assassinato de José Ramos-Horta, e penso, também, de si próprio. Acha que o país foi capaz, nos meses subsequentes, capaz de pôr isto inteiramente para trás? Pensa que, agora, a ferida está fechada, que a estabilidade voltou? Pensa que as coisas, agora, são tão simples como isto?Xanana Gusmão:
Sim. Só por um factor. Começámos a entender que o estado só pode tornar-se frágil quando as instituições do estado não colaboram entre si. Mas, se eles estiverem juntos nas grandes questões de interesse nacional, o estado não será frágil. O estado pode consolidar-se ano após ano. E é com base neste único factor que posso afirmar que sim.Jim Middleton:
Primeiro-Ministro, foi um prazer conversar consigo.
Xanana Gusmão:
Obrigado."
*****
Publicado em: 28/08/2008 - Recebido por e-mail. Australian Network NewsHour with Jim Middleton (tradução livre de Lenalorosae). HYPERLINK referido "http://australianetwork.com/newshour/stories/s2348452.htm "http://australian etwork.com/newshour/stories/s2348452.htm *****
Para ler a entrevista na íntegra clique nas imagens pequeninas s.f.f.
Boa Xanana! Tomara eu ter um Primeiro Ministro assim!
ResponderEliminarBom trabalho LenaLorosae. Espero que as pessoas leiam na íntegra!
Abraço, por Timor
Se a Woodside pensa que vai ser asim tao simples roubar o povo Timorense daquilo que sempre deveria ser seu de direito, pense outra vez.
ResponderEliminarXanana Gusmao nao lutou a vida intera por Timor so para depois deixar que outros tao facilmente usurpem os Timorenses dos seus direitos.
Não percebi quase nada da entrevista... ou estou candado, ou é da tradução, ou o xanana já não diz coisa com coisa.
ResponderEliminarAbraço de Coimbra
O anónimo anterior que me perdoe a ironia mas... se não percebeu quase nada da entrevista como poderá supôr que está cansado? Ou que talvez seja da tradução que a coisa não se entende? Ou, quiçá, xanana já não diz coisa com coisa?
ResponderEliminarÉ que para se discernir a situação em que o anónimo está metido (devido a insuficientes capacidades de entendimento... claras), a única coisa que posso dizer é: há bastante gente que não entende Xanana ... em especial doutos senhoras e senhores de Coimbra. Catedráticos de renome, oa das palmadinhas nas costas... Já que manda abraço de Coimbra, cabe-me mandar-lhe abraço para Coimbra.
p.s.: se precisar da entrevista em braille é só dizer... mas aconselha-se a leitura ao pequeno-almoço, para abrir o dia... boa sorte da próxima vez...
Ahhhh.... agora sim, já consegui perceber mais um bocadinho. O homem não diz mesmo coisa com coisa, é natural, a idade não perdoa.
ResponderEliminarAbraços de Coimbra
Ehehehehe... parece que com a idade quem piora não e ele, eheheh.
ResponderEliminarEssa é mesmo uma avaria de outra parra. Mais para o lado do sr. Xavier e veja a quem ele e só ele se associou... O que a excelência não consegue é assumir que mesmo com a idade que tem, Xanana dá cartas. Que chatice.
Abraço para Coimbra mas não para o anónimo anterior que continuo sem perceber que palermice lhe deu para dizer que não percebe Xanana!? Só pode ser mesmo alguma avaria grave. Faz lembrar o amigo do merceiro...
Andam todos muito agitados e então elas nem se fala.
Continua Xanana, há muita gente que te está a entender perfeitamente... aliás sempre te entendeu, o que não percebem é até onde vão certos personagens... é deixá-los deslizar...
Libertada a Pátria, liberta-se agora o Povo!
Emendo merceiro por merceeiro... a idade não perdoa, neste caso a "idade das teclas".
ResponderEliminarXavier do Amaral sim, é idoso, ninguém disse que não era... mas, há uma grande diferença que deve ser notada: ele não é primeiro ministro. Aqui é que está o busilis da questão!
ResponderEliminarMais não vou dizer, apesar de ter observado muito descontentamento da última vez que estive em Timor. Mas quem é que se interessa por isso? Mais não digo, começa a ser perigoso emitir opinião.
Um abraço de Coimbra (para todos)
Xavier do Amaral sim, é idoso, ninguém disse que não era... mas, há uma grande diferença que deve ser notada: ele não é primeiro ministro. Aqui é que está o busilis da questão!
ResponderEliminarMais não vou dizer, apesar de ter observado muito descontentamento da última vez que estive em Timor. Mas quem é que se interessa por isso? Mais não digo, começa a ser perigoso emitir opinião.
Um abraço de Coimbra (para todos)
Peço desculpa por ter enviado a mesma mensagem duas vezes. Foi sem querer.
ResponderEliminarExatamente anonimo das 6:46.
ResponderEliminarHa pessoas que ou por falta de capacidades ou por nao querer, nao entendem Xanana.
Para esses basta rever o percurso de Xanana no comando da luta armada de libertacao nacional que concerteza compreenderao tudo e quem Xanana e'.
Xanana nao e' nenhum Rogerio Lobato ou Mari Alkatiri.
Kay Rala so ha um, Xanana e mais nenhum!
Ehhhh pá! Vim ter a um blog de culto de personalidades, ou melhor adoração de Xanana. Ehhhhh acho que isto não é muito saudável. Limita as mentes, cuidado... mentes abertas aprendem mais!!!
ResponderEliminarSerá que o Umalulik nos pode dizer quem é esta peça?
ResponderEliminarÉ que deve ter uma mente muito aberta... pelo que diz. Qual terá sido a escola da peça? Era giro saber. E se começar aquele tremelique entre Amadora e Faro... está tudo dito...
Busilis atrás de busilis, convém lembrar que Mari foi PM saído duma Assembleia Constituinte. Por diversas vezes assisti a declarações de Ramos Horta e mesmo de Xanana, no exterior e nunca da boca deles ouvi palavras como as que Mari atira da boca para fora em relação aos seus rivais - Horta e Xanana... já nem falo de Carrascalão pois quando Mari deixou que elementos afectos à Fretilin gritassem "Morte a Mário Carrascalão" à saída de uma conferência, e em que estavam presentes os altos 2dignatários" do partido e nenhum, ninguém mexem uma palha para serenar as coisas... quanto a isso, mente aberta é que é preciso. Por acaso foi esse um dos pormenores que vos lixou...
O busilis está de facto em Mari e não no cargo de PM.
A minha mente tornou-se seriamente limitada, sabe porque? Exactamente pelo comportamento de Mari Alkatiri ao longo da sua governação e, usurpando-se por via de uma mudança sem eleições de AC para PN, ter criado as condições para silenciar Xanana... não pegou. Levaram por tabela. Sabe-se que Xanana nunca se cala.
Culto da personalidade foi o que vergonhosamente aconteceu no Congresso de Maio de 2006! Sabe de que partido? E saberá quantos braços se levantaram? Já agora falaram sobre a situação real da altura e na altura? Não! Nadinha... imagino a sua mente de tão aberta lhe escapou algo. É só um palpite.
Deixe-se de tentar tratar da saúde dos outros, talvez seja melhor tratar da sua pois nunca vi, aí sim, tamanho culto de personalidade como aquele de onde vem...
Xanana é outra histórica... não tem comparação alguma. Vai desgastar-se politicamente, é evidente que isso acontece a qualquer político que seja PM... mas há um pormenor relevante. Xanana venceu Mari sem ser tomado como totalitário (o inverso dos sonhos de Mari...) e Lu Olo levou uma valente "tareia" de Horta na segunda volta... embora na primeira Lasama já aparecia a grande velocidade... não sei não, em 2012, ou para o ano se quiserem... parece-me que a Queda vai ser maior. E aí lhe digo, é proporcional a mentes fechadas, que é o que aconteceu com aqueles que quiseram transformar a Fretilin no veículo dos interesses pessoais, meu caro.
Não é assim? Tá bem, deixe andar que mais tarde falamos...
E andam agora com mentes abertas???... eheheh essa agora é nova mesmo... mas são os mesmos...
O culto da personalidade acontece no partido onde se dizia se Mari sair vai haver guerra, se Mari sair vai correr sangue, so Mari sabe governar, etc.
ResponderEliminarQuanto a Xanana nao e' questao de ele ser objecto de adoracao mas sim o de se saber que ele e' um dos muito pouquissimos que ja deu provas nos longos dos anos de resistencia de querer mesmo so o bem do povo e da nacao.
Mari? Foi o que se viu.
Quero responder ao anónimo das 10:12
ResponderEliminar"... melhor tratar da sua pois nunca vi, aí sim, tamanho culto de personalidade como aquele de onde vem..."
Oh meu senhor, você sabe lá de onde é que eu venho!
Fique lá com a sua pérfida adoração a Xanana que isso a mim não me interessa.
Passe bem (boa saúde) eh eh eh
Anabela 12.14,
ResponderEliminardesengane-se. Sabemos de onde vem, como se chama e o que diz.
Aı sım?...
ResponderEliminarSabemos bem de onde vem, e como se chama, dona Anabela?!
İsso cheira a ameaça mas nos por aquı nao temos nada a temer...
Talvez a dona Anabela venha de Lore ou Dılı, quem sabe...?
Agradecem-se comentarıos construtıvos, para todos fıcarmos a ganhar!
saudaçoes
(e agora dıga la que tambem sabe bem de onde eu venho... LOL